BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO MENSAL E CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE KÖPPEN E THORNTHWAITE PARA O MUNICÍPIO DE RIO VERDE, GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.68692Palavras-chave:
agrometeorologia, clima, disponibilidade hídrica, excedente hídricoResumo
Objetivou-se com este trabalho calcular o balanço hídrico climatológico (BHC) mensal bem como aplicar os sistemas de classificação climática (SCC) de Köppen e de Thornthwaite para o município de Rio Verde, Goiás. Para elaboração do BHC utilizou-se dados de precipitação e temperatura média mensal referente ao período de 2004 a 2018. Adotou-se a capacidade de água disponível no solo de 100 mm. Realizou-se a classificação climática utilizando a metodologia de Köppen e a partir de valores obtidos dos índices: hídrico (Ih), de aridez (Ia) e de umidade (Iu) proposto pelo método de Thornthwaite. O município de Rio Verde, GO apresenta período de estiagem entre os meses de maio e setembro, onde foi observada deficiência hídrica (DEF) total anual de 217,2. O excedente hídrico (EXC) foi de 607,2 mm/ano e os meses de outubro e novembro foram marcados como período de reposição de água no solo. O EXC ocorreu, historicamente, a partir do dia 20/11. O município de Rio Verde, GO se caracterizou como clima Aw Tropical com estação seca no inverno pela classificação de Köppen e B1 w A’, subtipo climático a’ de clima megatérmico úmido com DEF moderada no inverno pela classificação de Thornthwaite.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença