PROPOSTA PARA DETERMINAÇÃO DE EVENTOS EXTREMOS DE CHUVA NO LITORAL NORTE PAULISTA
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v25i0.67605Palavras-chave:
Precipitação, Eventos extremos, Box PlotResumo
O Litoral Norte Paulista é, historicamente, marcado por eventos de precipitação extremas e características de relevo e solos que propiciam o desenvolvimento de desastres naturais como escorregamentos, inundações, entre outros. O objetivo deste estudo é realizar a análise dos eventos extremos de precipitação em uma feição climática definida por Monteiro (1973), com o uso da técnica estatística do Box Plot. Os resultados apresentados demonstram que os eventos extremos são aqueles que ultrapassam os valores de 99,9% do conjunto de dados e assim, definiram-se os limiares de evento extremo para cada posto. Os eventos extremos apresentaram sazonalidade, concentrados na estação mais chuvosa (verão e primavera), corroborando com os resultados encontrados na literatura para a área de estudo. Na análise comparativa dos três postos pluviométricos, o posto E2-046 obteve o maior número de registros de eventos extremos, porém o posto E2-009 apresentou o maior valor extremo de 500,0 mm em 24 horas. Este resultado pode ser explicado pela localização do posto na escarpa da Serra do Mar, que influencia o volume de precipitações ocorridas nesta localidade. A compreensão da ocorrência dos eventos extremos é relevante para o planejamento de ações que permitam a previsão e prevenção das consequências dos desastres naturais na área de estudo. A pesquisa também aponta a importância da padronização do sistema de análise de eventos extremos para auxiliar nos estudos da relação entre precipitações e desastres no Litoral Norte Paulista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença