A CHUVA NO ESTADO DE GOIÁS E DISTRITO FEDERAL: ASPECTOS ESPACIAIS, TEMPORAIS E DINÂMICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v0i0.66147

Palavras-chave:

Centro-Oeste, Precipitação, Variabilidade, Climatologia.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender a distribuição espaço-temporal das chuvas no Estado de Goiás e o Distrito Federal, e suas principais características quali-quantitativas no período de 1975 a 2015. A metodologia baseou-se no levantamento do referencial teórico-metodológico; obtenção dos dados; espacialização dos postos e de séries temporais consistentes; tratamento estatístico e a identificação de “anos-padrão”. Elaborou-se a climatologia das Frentes Frias e a representação cartográfica da distribuição das chuvas anuais e sazonais na área de estudo. Os resultados observados apontam para uma variabilidade e irregularidade da distribuição das chuvas entre a região norte de Goiás e valores ligeiramente mais reduzidos no sentido sudoeste do Estado de Goiás. Os mecanismos de precipitação são impostos pela atuação dos sistemas atmosféricos intertropicais. Ressalta-se ainda interação do Planalto Central Brasileiro na participação das chuvas locais ocasionadas pelos efeitos termodinâmicos de superfície e dos aglomerados convectivos locais provocados pela Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Biografia do Autor

Gustavo Zen de Figueiredo Neves, Universidade de São Paulo

Bacharel e Licenciado em Geografia, Mestre e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-06-17

Como Citar

Neves, G. Z. de F. (2019). A CHUVA NO ESTADO DE GOIÁS E DISTRITO FEDERAL: ASPECTOS ESPACIAIS, TEMPORAIS E DINÂMICOS. Revista Brasileira De Climatologia. https://doi.org/10.5380/abclima.v0i0.66147