BALANÇO HÍDRICO DO CULTIVO DA NOGUEIRA PECÃ NOS ANOS PADRÃO HABITUAL, CHUVOSO E SECO PARA O RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Franciele Francisca Marmentini Rovani Universidade Federal de Santa Maria
  • Cássio Arthur Wollmann Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v25i0.65543

Palavras-chave:

Climatologia Agrícola, Precipitação pluviométrica, Carya illinoinensis

Resumo

O objetivo desta pesquisa consistiu em realizar a análise do balanço hídrico do cultivo da nogueira pecã (Carya illinoinensis) nos anos padrão habitual, chuvoso e seco no Rio Grande do Sul. Para tanto, coletou-se dados de precipitação pluviométrica e temperatura média do ar junto às 23 estações convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia localizadas no Estado, no período de 1998 a 2013. Os dados foram organizados em planilhas do Microsoft Excel em escala diária e mensal. Realizou-se a identificação dos anos padrão habitual, seco e chuvoso e a elaboração do balanço hídrico do cultivo para oito estações meteorológicas. Como resultado destaca-se o ano de 2013, o ano padrão habitual (1.657 mm), o ano de 2002, chuvoso (2.201 mm) e o ano de 2004, ano seco (1.307 mm). Na análise do balanço hídrico, o ano de 2002, apresentou na maioria das estações excesso hídrico nos meses de setembro a dezembro, período de floração e formação dos frutos. As maiores ocorrências de déficit hídrico foram no ano de 2004, no crescimento das nozes e na colheita, isto é, de janeiro a abril. No ano de 2013, contatou-se períodos de excedente hídrico alternados de déficit para todas as estações em análise. Desta forma, pode-se inferir que o cultivo da nogueira pecã é recomendado para o Estado, mas antes da implantação de um pomar é necessário avaliar as condições edafoclimáticas específicas do local.

Biografia do Autor

Franciele Francisca Marmentini Rovani, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria.

Cássio Arthur Wollmann, Universidade Federal de Santa Maria

Professor no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2019-09-09

Como Citar

Rovani, F. F. M., & Wollmann, C. A. (2019). BALANÇO HÍDRICO DO CULTIVO DA NOGUEIRA PECÃ NOS ANOS PADRÃO HABITUAL, CHUVOSO E SECO PARA O RIO GRANDE DO SUL. Revista Brasileira De Climatologia, 25. https://doi.org/10.5380/abclima.v25i0.65543

Edição

Seção

Artigos