Open Journal Systems

PROXIMIDADES E CONTENDAS: UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS ENTRE PARÂMETROS CLIMÁTICOS AO LONGO DO TRASNSECT PONTE NOVA-UBÁ, NA ZONA DA MATA MINEIRA.

Edson Soares Fialho, Fabio Oliveira Sanches, Rafael de Souza Alves, Maria Luzia Silva Paulo, Wemerson Discanio Oliveira, Ludmilla Alves Fernandes, Leonardo Brandão do Prado

Resumo


 

O Estado de Minas Gerais, possui uma área de 586.522.111 Km2 e uma população superior a 20 milhões de habitantes, entretanto a sua grande extensão não é acompanhada por uma distribuição adequada de estações meteorológicas oficiais. Na Zona da Mata Mineira, existem apenas seis, Juiz de Fora e Coronel Pacheco, muito próximas, e Viçosa a 180Km de distância, Manhuaçu, Caratinga e Muriaé. Nesse contexto, o Laboratório de Biogeografia e Climatologia (Bioclima) do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), criou uma rede de monitoramento de 11 postos termo-higrométricos ao longo do transect Ponte Nova-Ubá, percurso que atravessa duas grandes bacias hidrográficas (Rio Doce e Paraíba do Sul). Neste trabalho, o objetivo é analisar os parâmetros climáticos (temperatura do ar e umidade relativa do ar - período nov./2013-a dez./2016), registrados pelo Bioclima, e pluviosidade obtida junto a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (2006-2016). Dentre os resultados pode-se constatar que a altimetria influencia a temperatura do ar e umidade relativa do ar, porém a correlação oscila entre moderada a forte, em função da condição sinótica predominante, enquanto a pluviosidade não tem uma variação significativa, tanto em relação ao altimetria, como em períodos de anos secos ou chuvosos.


Palavras-chave


Climatologia, Zona da Mata Mineira e Transect.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v1i0.61747