ANÁLISE CLIMÁTICA DOS EPISÓDIOS DE ESTIAGEM QUE PROVOCARAM DANOS SOCIOECONÔMICOS NO OESTE CATARINENSE ENTRE 1999 A 2012
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v26i0.61710Palavras-chave:
Estiagem, ENOS, ZCAS, Oscilação AntárticaResumo
A Região Sul do Brasil, apesar de apresentar um clima subtropical úmido, com maior regularidade pluviométrica em comparação ao restante das regiões brasileiras, apresenta alguns períodos de estiagem que geram desastres socioambientais. Neste contexto, o objetivo do presente artigo é analisar os períodos de estiagem que ocasionaram danos socioeconômicos no Oeste Catarinense, assim como os sistemas e fenômenos atmosféricos que favoreceram a ocorrência desses períodos. O período de análise das estiagens foi entre 1999 a 2012. Utilizou-se o método dos quantis para classificar a chuva mensal e diária. Posteriormente, identificou-se a atuação dos fenômenos e sistemas atmosféricos que favoreceram os períodos com estiagem. A análise e discussão dos dados demonstrou que a redução mensal da pluviosidade entre os meses de novembro a abril ocasionou danos socioeconômicos na Região Oeste catarinense. Esses períodos de estiagem foram favorecidos pela influência de fenômenos e sistemas atmosféricos que, por vezes, atuaram em conjunto, como: Zona de Convergência do Atlântico Sul, Oscilação Decadal do Pacífico, La Niña e Oscilação Antártica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença