VARIABILIDADE INTERANUAL DAS PROPRIEDADES ÓTICAS DE AEROSSÓIS EM BIOMAS DISTINTOS NA AMAZÔNIA LEGAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v25i0.61621Palavras-chave:
Focos de queimadas, Albedo de espalhamento simples, Angstrom de absorção, AERONET.Resumo
A análise das propriedades óticas dos aerossóis é extremamente importante para o entendimento dos impactos que o material particulado pode provocar nos fluxos radiativos. Nesse sentido, este estudo teve como principal objetivo utilizar as medidas da AERONET (do inglês, AErosol RObotic NETwork) para avaliar as propriedades absortivas e espalhadoras dos aerossóis atmosféricos nos biomas cerrado e floresta amazônica (ambos na Amazônia Legal), além de avaliar a aplicabilidade do novo algoritmo (V3) da AERONET. Neste trabalho foram recuperados os dados dos radiômetros CIMEL sun-sky para os sites de Alta Floresta e Cuiabá MIRANDA, com nível 2.0 de processamento (V3), para o período de 17 anos (2000-2016). As variáveis analisadas foram a AAOD (do inglês, Absorption Aerosol Optical Deph), profundidade ótica de absorção do aerossol o SSA (do inglês, Single Scattering Albedo), albedo de espalhamento simples e o EAA (do inglês, Expoent Angstrom Absorption) expoente Angstrom de Absorção (440 a 870 nm). Os resultados evidenciaram que ambos biomas são fortemente impactados pela queima de biomassa. Os maiores valores encontrados para SSA e AAOD ocorreram para os menores comprimentos de onda, indicando a predominância de carbono orgânico. Este resultado indica que estas partículas são compostas por elementos que apresentam forte dependência espectral. Apesar da queda anual no desmatamento na região amazônica após 2004, observa-se que AAOD não seguiu o mesmo padrão. Também foi verificado que o produto de inversão V3 se mostrou eficiente para avaliação das propriedades óticas dos aerossóis no período seco da série estudada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença