O CAMPO TÉRMICO NO PERÍMETRO URBANO DE PONTE NOVA-MG (ZONA DA MATA MINEIRA), EM SITUAÇÕES SAZONAIS DE VERÃO E INVERNO, NO ANO DE 2017.

Autores

  • Rodson de Andrade Allocca Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edson Soares Fialho Universidade Federal de Viçosa - MG

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v24i0.60753

Palavras-chave:

Campo térmico, Variação sazonal, Ponte Nova-MG.

Resumo

Recentemente, o clima das cidades de pequeno porte vem sendo objeto de estudos em Geografia. Inseridos nesta perspectiva, esta pesquisa visa investigar o campo térmico, na área urbana de Ponte Nova-MG, com intuito de identificar como se relacionam os fatores naturais (relevo, orientação de encosta, altimetria etc.) com os fatores urbanos (SVF, densidade de população, usos da terra etc.). Para tanto, foi estruturada e utilizada uma rede de monitoramento das temperaturas do ar, baseada em pontos fixos de coleta de dados, e também na técnica de transects móveis. A espacialização do campo térmico apresentou diferenças no gradiente de temperatura para os dois episódios de coleta de dados, verão e inverno de 2017. Os resultados foram discutidos a partir de uma busca da correlação entre os fatores e a temperatura registrada.

Downloads

Publicado

2019-07-10

Como Citar

Allocca, R. de A., & Fialho, E. S. (2019). O CAMPO TÉRMICO NO PERÍMETRO URBANO DE PONTE NOVA-MG (ZONA DA MATA MINEIRA), EM SITUAÇÕES SAZONAIS DE VERÃO E INVERNO, NO ANO DE 2017. Revista Brasileira De Climatologia, 24. https://doi.org/10.5380/abclima.v24i0.60753

Edição

Seção

Artigos