VARIABILIDADE CLIMÁTICA EM EPISÓDIOS ENOS NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum spp.) NOS MUNICÍPIOS DE CAMBÉ E MIRADOR - PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v23i0.59977Palavras-chave:
variabilidade climática, ENOS, precipitação pluvial, temperatura do ar, produtividade.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo contribuir para um melhor entendimento das ações da dinâmica dos eventos do ENOS (anos El Niño, La Niña e Neutro) e suas interações com a cultura da cana-de-açúcar. Esta cultura no estado do Paraná está sendo extensivamente plantada, razão pela qual objetivou-se analisar a variabilidade da chuva e da temperatura em anos com episódio ENOS e sua influência na produtividade da cultura da cana-de-açúcar em dois municípios paranaenses, Cambé e Mirador. Esta cultura, que tem ciclo de 12 a 18 meses, necessita para o seu bom desenvolvimento, um período úmido nos estádios vegetativos seguido de restrição hídrica no estádio de maturação, e então alcançar produtividade média de 80 ton/ha. O total de chuva exigido é de aproximadamente 1200 mm e temperatura basal de 20ºC. Os dados de chuva, temperatura e de produção e produtividade foram obtidos do Instituto Agronômico do Paraná e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, respectivamente. Dados esses submetidos a operações matemáticas, para obtenção de médias e totais anuais, e análise estatística de correlação e teste de confiança (t de student), utilizando para tal software Excel. Dentro os três episódios estudados, as melhores respostas entre variabilidade climática e produtividade ocorreram em anos de La Niña em Cambé. Essas variáveis apresentaram correlações, moderada a forte, e significativas, a nível de significância acima de 97,5% de probabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença