ANÁLISE DAS CHUVAS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS/MG: ÍNDICES CLIMÁTICOS E CHUVAS INTENSAS NA SÉRIE HISTÓRICA, 1984-2016.
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v1i0.59775Palavras-chave:
Climatologia, Climatologia Estatística, Índices Climáticos, Chuvas intensas, Eventos extremos.Resumo
A dinâmica climática e sua compreensão espaço-temporal, evidenciam significativas implicações no planejamento e ordenamento territorial. Atentando para isto o presente estudo objetivou analisar o comportamento das chuvas no município de Alfenas/MG por meio de índices climáticos e da determinação de valores extremos, que se fizeram pelo uso do script RClimdex e da detecção de outliers, respectivamente. Notaram-se significativas flutuações nos dados, com valores totais anuais abaixo da média nos últimos 5 anos, mesmo que a intensidade tenha se mantido próxima a média esperada (exceto nos últimos 2 anos). As chuvas podem ser consideradas intensas (diante dos dados), a partir de 40 mm, diariamente, sendo o número de dias associados aos valores de SDII e, seu limiar, um fator balizador para os estudos climáticos e suas implicações espaciais. Verificou-se ainda que as tendências positivas e negativas de temperatura nos Oceanos Pacífico e Atlântico influem, diretamente, nos índices observados e na pluviosidade da área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença