ANÁLISE DAS CHUVAS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS/MG: ÍNDICES CLIMÁTICOS E CHUVAS INTENSAS NA SÉRIE HISTÓRICA, 1984-2016.

Autores

  • Paulo Henrique de Souza Universidade Federal de Alfenas / UNIFAL-MG
  • Rafael Grecco Sanches Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo / EESC/USP
  • Bruno César dos Santos Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo / EESC/USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v1i0.59775

Palavras-chave:

Climatologia, Climatologia Estatística, Índices Climáticos, Chuvas intensas, Eventos extremos.

Resumo

A dinâmica climática e sua compreensão espaço-temporal, evidenciam significativas implicações no planejamento e ordenamento territorial. Atentando para isto o presente estudo objetivou analisar o comportamento das chuvas no município de Alfenas/MG por meio de índices climáticos e da determinação de valores extremos, que se fizeram pelo uso do script RClimdex e da detecção de outliers, respectivamente. Notaram-se significativas flutuações nos dados, com valores totais anuais abaixo da média nos últimos 5 anos, mesmo que a intensidade tenha se mantido próxima a média esperada (exceto nos últimos 2 anos). As chuvas podem ser consideradas intensas (diante dos dados), a partir de 40 mm, diariamente, sendo o número de dias associados aos valores de SDII e, seu limiar, um fator balizador para os estudos climáticos e suas implicações espaciais. Verificou-se ainda que as tendências positivas e negativas de temperatura nos Oceanos Pacífico e Atlântico influem, diretamente, nos índices observados e na pluviosidade da área.

Biografia do Autor

Paulo Henrique de Souza, Universidade Federal de Alfenas / UNIFAL-MG

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Engenharia Civil - Hidraulica pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente exerce pesquisa e ensino na Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, espaço, atividades antrópicas, educação, climatologia e biogeografia.

Rafael Grecco Sanches, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo / EESC/USP

Possui graduação em Geografia pela Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP, Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) na área de Climatologia Aplicada e pós-graduação em nível de especialização em gestão ambiental pela Unesp, Bauru/SP. Estagiou no ano de 2009 no Projeto de Recuperação de Matas Ciliares do Estado de São Paulo, projeto demonstrativo da cidade de Jaú/SP. Atualmente é doutorando em Ciências da Engenharia Ambiental da EESC/USP na área de Climatologia Aplicada.

 

Bruno César dos Santos, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo / EESC/USP

Doutorando em Ciências pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) - área de concentração Engenharia Ambiental - Núcleo de Climatologia aplicado ao Meio Ambiente. Mestre em Ciências - área de concentração Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (EESC, 2016). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG, 2013).

Downloads

Publicado

2018-11-08

Como Citar

Souza, P. H. de, Sanches, R. G., & Santos, B. C. dos. (2018). ANÁLISE DAS CHUVAS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS/MG: ÍNDICES CLIMÁTICOS E CHUVAS INTENSAS NA SÉRIE HISTÓRICA, 1984-2016. Revista Brasileira De Climatologia, 1. https://doi.org/10.5380/abclima.v1i0.59775

Edição

Seção

Dossiê Climatologia de Minas gerais