PADRÕES CLIMATOLÓGICOS DE PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA DO AR ASSOCIADOS AO RENDIMENTO DO FEIJÃO COMUM EM MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v1i0.59108Palavras-chave:
agrometeorologia, safra, agricultura, semeaduraResumo
O feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) apresenta grande importância nutricional na alimentação do brasileiro, além de relevante contribuição no cenário socioeconômico nacional e internacional. No estado de Minas Gerais, o segundo maior produtor nacional, o feijão pode ser cultivado em três épocas diferentes. Essas épocas podem apresentar condições climáticas distintas, sendo que, dentre essas condições, o feijão exige uma faixa de temperatura ótima e precipitação bem distribuída ao longo de seu ciclo para alcançar o seu máximo rendimento. Com isso, o objetivo desse estudo foi analisar o comportamento macroclimático das anomalias de temperatura máxima e mínima do ar (Tmáx e Tmín, respectivamente), juntamente com a distribuição, intensidade e persistência da precipitação e, assim, entender suas influências sobre o rendimento médio do feijão (RMF) em cada safra e macrorregião (MMG). A variabilidade de Tmáx e Tmín e, principalmente, as características pluviométricas em todas as MMG foram capazes de influenciar nos maiores e menores valores de RMF durante o período de estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença