REGIONALIZAÇÃO E ESPACIALIZAÇÃO DE VAZÕES DE PERMANENCIA: ESTUDO APLICADO NA BACIA RIO PIRACICABA-MG

Autores

  • Amanda Lopes Maciel Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
  • Eliane Maria Vieira Universidade Federal de Itajubá
  • Roberto Cézar Monte Mor Universidade Federal de Itajubá
  • Ana Carolina Vasques Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v24i0.58420

Palavras-chave:

Coeficiente de Eficiência, Geoprocessamento, Método Tradicional, Modelo Potencial.

Resumo

Visando suprir a escassez de informações fluviométricas associada à inconsistência temporal e espacial das séries históricas disponíveis, a regionalização de vazões surge como uma alternativa para explorar mehor os dados já existentes. Dentre os diversos métodos existentes, um dos mais difundidos é o Método Tradicional (MT), o qual consiste na identificação de regiões hidrologicamente homogêneas e no ajuste de equações de regressão entre as diferentes variáveis selecionadas a serem regionalizadas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é regionalizar as vazões com permanência de 95% do tempo (Q95) obtida pelo MT na bacia do rio Piracicaba-MG. Para tanto, foram utilizadas as estações fluviométricas disponíveis pela ANA, considerando apenas aquelas que apresentaram mais de cinco anos de dados com tolerância de 10%. A escolha do melhor método foi determinada pela análise do erro relativo e pelo Coeficiente de Eficiência de Nash e Sutcliffe. Como resultados, pode-se inferir que o modelo potencial apresentou excelentes resultados, com erros menores do que em relação aos outros modelos. Consideradas as dificuldades enfrentadas, concluiu-se que a metodologia testada apresentou resultado satisfatório, embora esse método substitui uma densa rede hidrometeorológica.

Biografia do Autor

Amanda Lopes Maciel, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Mestranda em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Integrante do Programa de Educação Tutorial (PET- Ambiental) e possui experiências nas áreas de Licenciamento Ambiental e Geoprocessamento.

Eliane Maria Vieira, Universidade Federal de Itajubá

 pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é professora na Universidade Federal de Itajubá - Campus Itabira, no curso de Engenharia Ambiental. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, sensoriamento remoto, topografia, zoneamento, caracterização do meio biofísico, qualidade da água. 

Roberto Cézar Monte Mor, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (2004) e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal de Itajubá - Campus Itabira. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: hidráulica, hidrologia, barragem, avaliação de impacto ambiental, ruptura de barragem e mapeamento de áreas inundáveis.

Ana Carolina Vasques, Universidade Federal de Itajubá

Professora adjunta na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e pesquisadora associada do Commonwealth Scientific and Research Organization (CSIRO) Oceans and Atmosphere, Austrália e da World Environmental Conservancy, Inc. (WEC), USA. Pesquisadora colaboradora do Interdisciplinary Climate Investigation Center (INCLINE) - USP. Atua nas áreas de Climatologia, Meteorologia Dinâmica, Mudanças Climáticas, Modelagem Climática e Dispersão de Poluentes Atmosféricos. Possui graduação em Física (2004) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) com iniciação científica em tratamento de resíduos químicos, mestrado (2007) e doutorado (2011) em Meteorologia pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Pesquisadora visitante em 2013 no CSIRO Oceans and Atmosphere, Austrália e em 2014 conclui seu pós-doutorado no IAG-USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo).

 

Downloads

Publicado

2019-04-23

Como Citar

Lopes Maciel, A., Vieira, E. M., Monte Mor, R. C., & Vasques, A. C. (2019). REGIONALIZAÇÃO E ESPACIALIZAÇÃO DE VAZÕES DE PERMANENCIA: ESTUDO APLICADO NA BACIA RIO PIRACICABA-MG. Revista Brasileira De Climatologia, 24. https://doi.org/10.5380/abclima.v24i0.58420

Edição

Seção

Artigos