CONTRIBUIÇÃO DAS CHUVAS DO PERÍODO DA TARDE EM BELÉM DO PARÁ PARA OS TOTAIS MENSAIS E POSSÍVEIS RELAÇÕES COM A MÉDIA CLIMATOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v23i0.58364Palavras-chave:
Belém, Precipitação, Contribuição, Ciclo horário, ZCITResumo
O objetivo do estudo é avaliar qualitativamente e quantitativamente qual a contribuição das chuvas, do período da tarde, na cidade de Belém do Pará em relação ao total mensal, determinadas através de análises estatísticas, a partir de dados horários pluviométricos, dos anos de 2003 a 2015. Os resultados obtidos indicaram que as precipitações do período da tarde na cidade contribuem em média com 17% do total anual. O ciclo horário de marcha anual mostrou que as contribuições são diferentes para cada mês do ano. Nos meses menos chuvosos, essa porcentagem é de cerca de 30%. As taxas de precipitação apresentaram picos máximos no horário das 1600 horas local (HL), influenciadas diretamente pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal mecanismo gerador de chuvas em Belém, pelas Linhas de Instabilidade (LI) e pelos sistemas locais. Sugere-se que as oscilações interanuais da precipitação sazonal sejam principalmente decorrentes das variabilidades climáticas associadas aos eventos do Índice de Oscilação Sul e do Dipolo do Atlântico. Este estudo concluiu que a “famosa chuva da tarde” em Belém, tem grande contribuição para os totais mensais, sendo às 1600 HL, o horário de maior contribuição. Quanto à contribuição nos meses mais chuvosos (dezembro a maio), o mês de dezembro, apresentou contribuição de 26% em relação ao total mensal no horário das 1600 HL e a menor, foi no mês de maio, com 14%.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença