ESTUDO DO CASO DE PRECIPITAÇÃO INTENSA SOBRE FOZ DO IGUAÇU-PR EM SETEMBRO DE 2015

Autores

  • Nelva Bugoni Riquetti Universidade Federal de Pelotas
  • Viviane Rodrigues Dorneles Universidade Federal de Pelotas
  • André Becker Nunes Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v22i0.58304

Palavras-chave:

Eventos de chuva intensa, Sistema Convectivo de Mesoescala, Baixa do Noroeste Argentino

Resumo

RESUMO: A compreensão das forçantes que desencadeiam eventos de chuva intensa é de extrema necessidade para possibilitar medidas de gestão ambiental. Com objetivo de analisar as forçantes que influenciaram o evento das tempestades no dia 07 de setembro de 2015 na cidade de Foz do Iguaçu-PR, o estudo do fenômeno meteorológico foi realizado por meio de análise de campos meteorológicos usando dados de reanálise do MERRA-2 e imagens de satélite do GOES-13 no período compreendido entre os dias 05 a 08 de setembro de 2015. Identificou-se que os eventos das tempestades foram causados pela presença de um Sistema Convectivo de Mesoescala (SCM), manifestando-se sobre forçantes térmicas oriundas de baixos níveis, influenciadas pela Baixa do Noroeste Argentino e por forçantes dinâmicas provenientes de altos níveis.

 

Biografia do Autor

Nelva Bugoni Riquetti, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda no Programa de Pos-Graduação em Recursos Hidricos/UFPel, Lab. de Hidrologia e Modelagem Hidrologica em Bacias Hidrograficas.

 

Viviane Rodrigues Dorneles, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda no Programa de Pos-Graduação em Recursos Hidricos/UFPel, Lab. de Hidrologia e Modelagem Hidrologica em Bacias Hidrograficas.

André Becker Nunes, Universidade Federal de Pelotas

Professor no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos/UFPel.

Tutor do Grupo PET-Meteorologia, Faculdade de Meteorologia/UFPel

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

Bugoni Riquetti, N., Rodrigues Dorneles, V., & Becker Nunes, A. (2018). ESTUDO DO CASO DE PRECIPITAÇÃO INTENSA SOBRE FOZ DO IGUAÇU-PR EM SETEMBRO DE 2015. Revista Brasileira De Climatologia, 22. https://doi.org/10.5380/abclima.v22i0.58304

Edição

Seção

Artigos