ESTUDO DO CASO DE PRECIPITAÇÃO INTENSA SOBRE FOZ DO IGUAÇU-PR EM SETEMBRO DE 2015
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v22i0.58304Palavras-chave:
Eventos de chuva intensa, Sistema Convectivo de Mesoescala, Baixa do Noroeste ArgentinoResumo
RESUMO: A compreensão das forçantes que desencadeiam eventos de chuva intensa é de extrema necessidade para possibilitar medidas de gestão ambiental. Com objetivo de analisar as forçantes que influenciaram o evento das tempestades no dia 07 de setembro de 2015 na cidade de Foz do Iguaçu-PR, o estudo do fenômeno meteorológico foi realizado por meio de análise de campos meteorológicos usando dados de reanálise do MERRA-2 e imagens de satélite do GOES-13 no período compreendido entre os dias 05 a 08 de setembro de 2015. Identificou-se que os eventos das tempestades foram causados pela presença de um Sistema Convectivo de Mesoescala (SCM), manifestando-se sobre forçantes térmicas oriundas de baixos níveis, influenciadas pela Baixa do Noroeste Argentino e por forçantes dinâmicas provenientes de altos níveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença