ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE TÉCNICAS MULTIFRACTAL EM PERÍODOS CHUVOSOS E SECOS NO MÉDIO E BAIXO CURSO DAS BACIAS DOS RIOS TIETÊ E PARANAPANEMA (SP)
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v24i0.57491Palavras-chave:
Precipitação, Geometria Multifractal, Climatologia, Fractal, Períodos Chuvosos e SecosResumo
A presente pesquisa analisa a aplicação das técnicas de origem multifractal para semestres chuvosos e secos em anos-padrão, considerados respectivamente chuvoso, habitual e seco, na região do médio e baixo curso da bacia do rio Tietê e no setor paulista da bacia do rio Paranapanema. Seguindo esta premissa, na área das bacias hidrográficas em questão, foi realizada uma análise espacial das chuvas por meio da construção de mapas de distribuição dos valores de dimensão fractal das precipitações, para os limiares de 0,1, 10, 20 e 40 milímetros. A dimensão multifractal mostrou-se compatível com o índice de participação obtido em outros estudos, podendo gerar indicadores numérico coerentes com o ritmo pluviométrico e a dinâmica das chuvas nestas áreas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença