ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE TÉCNICAS MULTIFRACTAL EM PERÍODOS CHUVOSOS E SECOS NO MÉDIO E BAIXO CURSO DAS BACIAS DOS RIOS TIETÊ E PARANAPANEMA (SP)

Autores

  • Anderson Luís Hebling Christofoletti Departamento de Geografia - Unesp Rio Claro - SP
  • Pedro Augusto Breda Fontão Programa de Pós-Graduação em Geografia – UNESP Rio Claro - SP
  • Thiago Salomão de Azevedo Departamento de Geografia - Unesp Rio Claro - SP
  • Diego Correa Maia Departamento de Geografia - Unesp Rio Claro - SP
  • Melchior Carlos do Nascimento Instituto de Geografia - Universidade Federal de Alagoas – AL
  • Otávio Reis Megda Pontifícia Universidade Católica de Campinas – SP

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v24i0.57491

Palavras-chave:

Precipitação, Geometria Multifractal, Climatologia, Fractal, Períodos Chuvosos e Secos

Resumo

A presente pesquisa analisa a aplicação das técnicas de origem multifractal para semestres chuvosos e secos em anos-padrão, considerados respectivamente chuvoso, habitual e seco, na região do médio e baixo curso da bacia do rio Tietê e no setor paulista da bacia do rio Paranapanema. Seguindo esta premissa, na área das bacias hidrográficas em questão, foi realizada uma análise espacial das chuvas por meio da construção de mapas de distribuição dos valores de dimensão fractal das precipitações, para os limiares de 0,1, 10, 20 e 40 milímetros. A dimensão multifractal mostrou-se compatível com o índice de participação obtido em outros estudos, podendo gerar indicadores numérico coerentes com o ritmo pluviométrico e a dinâmica das chuvas nestas áreas.

Biografia do Autor

Anderson Luís Hebling Christofoletti, Departamento de Geografia - Unesp Rio Claro - SP

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), graduação em Geografia (Bacharelado) - UNESP (1986), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor assistemte doutor MS3 Nivel II - no Departamento de Geografia, IGCE - UNESP Campus de Rio Claro. Tem experiência na área de Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Geográfica, Hidrologia, Geometria Fractal aplicada em Geografia Física.

Pedro Augusto Breda Fontão, Programa de Pós-Graduação em Geografia – UNESP Rio Claro - SP

Pedro Augusto Breda Fontão é, desde 2010, Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP campus Rio Claro) e, desde 2012, Bacharel em Geografia, com ênfase em Análise Ambiental e Geoprocessamento, pela mesma instituição. Em 2014, defendeu sua Dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP, recebendo o título de Mestre em Organização do Espaço. Atualmente, é acadêmico de Doutorado pela UNESP. Possui experiência científica na área de Geografia Física, com ênfase em Análise Ambiental e Climatologia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: climatologia dinâmica, circulação atmosférica, análise rítmica, variabilidade pluvial, análise ambiental e educação.

Thiago Salomão de Azevedo, Departamento de Geografia - Unesp Rio Claro - SP

Possui graduação em Ecologia e Geografia, é mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ecologia e Geografia, com ênfase em Ecologia da Paisagem, Saúde Pública e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: análise espacial, sistemas de informação geográfica, cartografia, geoprocessamento, mapeamento, geotecnologias, estatística, desastres naturais, biogeografia, análise ambiental e epidemiologia

Diego Correa Maia, Departamento de Geografia - Unesp Rio Claro - SP

Diego Corrêa Maia é geógrafo formado pela Unesp de Rio Claro (SP). Titulou-se Mestre e Doutor em Geografia pela Programa de Pós-graduação da Unesp de Rio Claro (SP), pesquisando temas ligados à Climatologia Geográfica. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP Campus Rio Claro (SP) e tem dedicado suas pesquisas à Geografia Escolar. Desde 2014 é Professor Assistente da Unesp ? Campus Rio Claro (SP) e lidera o grupo de pesquisa do CNPq chamado ?Didática e Natureza?

Melchior Carlos do Nascimento, Instituto de Geografia - Universidade Federal de Alagoas – AL

Geógrafo formado pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, onde atua como Professor Adjunto no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Possui Especialização em Geoprocessamento Aplicado ao Zoneamento Ambiental pela Universidade de Brasília - UNB (2002), Mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2004) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP (2016). Desenvolve atividades na área de Geoprocessamento, atuando principalmente em temas relacionados a Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Geografia de Alagoas, Análise, Planejamento e Gestão Ambiental.

Otávio Reis Megda, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – SP

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Julio Mesquita Filho-UNESP, Campus de Rio Claro (2011) e Mestrado em Geografia - área de Concentração e Organização do espaço, pelo PPG-G UNESP - Rio Claro (2014) e Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana - PPGEU - na Universidade Federal de São Carlos - UfScar (2015). Possui projetos de pesquisa desenvolvidos na área de erosões aceleradas em meio urbano, Climatologia urbana, geomorfologia e didática no ensino médio. Foi bolsista da PROEX, desenvolve pesquisa de Ilhas de calor, conforto térmico e enchentes urbanas. Atualmente é Docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC, ministrando as disciplinas da área de área de Geografia Física, Metodologia de Ensino e Pesquisa em Geografia.

Downloads

Publicado

2019-06-11

Como Citar

Christofoletti, A. L. H., Fontão, P. A. B., Azevedo, T. S. de, Maia, D. C., Nascimento, M. C. do, & Megda, O. R. (2019). ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE TÉCNICAS MULTIFRACTAL EM PERÍODOS CHUVOSOS E SECOS NO MÉDIO E BAIXO CURSO DAS BACIAS DOS RIOS TIETÊ E PARANAPANEMA (SP). Revista Brasileira De Climatologia, 24. https://doi.org/10.5380/abclima.v24i0.57491

Edição

Seção

Artigos