CARACTERIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DOS COMPONENTES DO BALANÇO DE RADIAÇÃO E CALOR NA REGIÃO DE TRANSIÇÃO AMAZÔNIA-CERRADO

Autores

  • Mayara Lucyanne Santos de Araújo Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Jessflan Rafael Nascimento Santos
  • Francisco Emenson Carpegiane Silva Feitosa
  • Juliana Sales dos Santos
  • Vilena Aparecida Ribeiro Silva
  • Juliana Lopes Almeida
  • Camila Viegas Ribeiro
  • Fabrício Brito Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v24i0.51586

Palavras-chave:

mudanças climáticas, sensoriamento remoto, modelagem climática

Resumo

Os processos radiativos na superfície são de crucial importância para redistribuição de umidade e de calor no solo e na atmosfera, pois as trocas de calor e umidade afetam o comportamento da biosfera, do tempo e do clima na Terra. Os estudos de modelagem climática utilizam como parâmetros os componentes do balanço de radiação e calor na superfície, com as trocas de energia na interface vegetação-atmosfera. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar espaço-temporalmente os componentes do balanço de radiação e calor no Maranhão, por meio de dados provenientes da base Global Land Data Assimilation System – GLDAS, no período de 2000 a 2014. Foram realizadas técnicas de estatística descritiva, como a medida de tendência central e de variabilidade de dados para caracterização dos mesmos. As médias mensais da radiação de ondas curtas incidente e do saldo de radiação de ondas curtas, no bioma Amazônico, não evidenciaram um comportamento diferenciado entre os períodos seco e chuvoso. Por sua vez, a radiação de ondas curtas incidente e o saldo de radiação de ondas curtas, no bioma Cerrado, apresentaram médias mensais superiores no período seco. O fluxo de calor sensível e o fluxo de calor no solo, nos biomas Cerrado e Amazônia, também apresentaram médias mensais superiores no período seco. A radiação de ondas longas incidente, o saldo de radiação de ondas longas e o fluxo de calor latente, nos biomas Cerrado e Amazônia, apresentaram médias mensais superiores no período chuvoso. De maneira geral, a base de dados GLDAS viabiliza os estudos de planejamento ambiental em regiões de escassez de dados climáticos, como o estado do Maranhão.

Biografia do Autor

Mayara Lucyanne Santos de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, na linha de pesquisa Recursos Hídricos. Engenheira Ambiental pela Universidade CEUMA (conclusão em 2015.2). Bolsista PROUNI integral. Graduação Sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Geociências Aplicadas pela Universidade de Brasília - UNB, na linha de pesquisa Geoprocessamento e Análise Ambiental. Dissertação na área Agrícola, Meteorológica e Climática. Cursando especialização em Geoprocessamento no Instituto Federal do Maranhão - IFMA. Técnica em Meteorologia pela UEMA - Universidade Estadual do Maranhão (2015). Iniciação Científica no estudo das mudanças climáticas no Estado do Maranhão, por meio de geotecnologias e análises de tendências. Integra o grupo de pesquisas de Gestão e Qualidade Ambiental (CNPq). Nas competências profissionais desenvolvidas constam a gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento de metodologias de estudos ambientais utilizando imagens de satélites, observação de tendências climáticas e aptidão agrícola de culturas. Atualmente é docente contratada no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), ministrando aulas para o curso técnico em Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Como Citar

Araújo, M. L. S. de, Santos, J. R. N., Feitosa, F. E. C. S., Santos, J. S. dos, Silva, V. A. R., Almeida, J. L., … Silva, F. B. (2019). CARACTERIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DOS COMPONENTES DO BALANÇO DE RADIAÇÃO E CALOR NA REGIÃO DE TRANSIÇÃO AMAZÔNIA-CERRADO. Revista Brasileira De Climatologia, 24. https://doi.org/10.5380/abclima.v24i0.51586

Edição

Seção

Artigos