PANORAMA DOS ESTUDOS SOBRE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS ENTRE 1999 E 2013 POR MEIO DA ANÁLISE DA REVISTA “MITIGATION AND ADAPTATION STRATEGIES FOR GLOBAL CHANGE”
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v20i0.50872Palavras-chave:
Adaptação, Mitigação, Mudanças climáticas, IPCC, Capacidade AdaptativaResumo
A evolução da pesquisa em adaptação é avaliada tendo como estudo de caso as publicações em uma revista de maneira a observar o aumento do número de estudos em adaptação e sua representatividade nos países. A escolha recaiu na publicação Mitigation and Adaptation Strategies for Global Change e os períodos definidos para análise foram de 1999-2003 e 2009-2013. Observou-se que o número de artigos em adaptação nessa revista passou de 23 no primeiro período para 118 no segundo, enquanto os demais temas passaram de 80 para 130 artigos, demonstrando significativo aumento das pesquisas publicadas nessa revista abordando questões de adaptação, quase se igualando às demais temáticas. Esse incremento se deu principalmente após o Acordo de Marrakesh (COP de 2001, adotado em 2005), que criou um fundo para financiar a adaptação, assim como a necessidade de serem discutidas outras ações para enfrentamento das mudanças climáticas globais em um cenário em que a mitigação era o principal foco. Estudos dos cinco continentes foram contemplados pela revista, porém, com maior ênfase para países centrais, da América do Norte e Europa. Parcerias internacionais para financiamento de pesquisas tiveram destaque, demonstrando a importância dessas relações para o desenvolvimento de estudos em países que carecem de recursos. Os resultados apontam para a importância da correlação entre mitigação e adaptação, que devem ser desenvolvidas em conjunto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença