PANORAMA DOS ESTUDOS SOBRE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS ENTRE 1999 E 2013 POR MEIO DA ANÁLISE DA REVISTA “MITIGATION AND ADAPTATION STRATEGIES FOR GLOBAL CHANGE”

Autores

  • Fabiano de Araujo Moreira Departamento de Geografia. Universidade Estadual de Campinas http://orcid.org/0000-0002-7148-3842
  • Lucí Hidalgo Nunes Departamento de Geografia. Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v20i0.50872

Palavras-chave:

Adaptação, Mitigação, Mudanças climáticas, IPCC, Capacidade Adaptativa

Resumo

A evolução da pesquisa em adaptação é avaliada tendo como estudo de caso as publicações em uma revista de maneira a observar o aumento do número de estudos em adaptação e sua representatividade nos países. A escolha recaiu na publicação Mitigation and Adaptation Strategies for Global Change e os períodos definidos para análise foram de 1999-2003 e 2009-2013. Observou-se que o número de artigos em adaptação nessa revista passou de 23 no primeiro período para 118 no segundo, enquanto os demais temas passaram de 80 para 130 artigos, demonstrando significativo aumento das pesquisas publicadas nessa revista abordando questões de adaptação, quase se igualando às demais temáticas. Esse incremento se deu principalmente após o Acordo de Marrakesh (COP de 2001, adotado em 2005), que criou um fundo para financiar a adaptação, assim como a necessidade de serem discutidas outras ações para enfrentamento das mudanças climáticas globais em um cenário em que a mitigação era o principal foco. Estudos dos cinco continentes foram contemplados pela revista, porém, com maior ênfase para países centrais, da América do Norte e Europa. Parcerias internacionais para financiamento de pesquisas tiveram destaque, demonstrando a importância dessas relações para o desenvolvimento de estudos em países que carecem de recursos. Os resultados apontam para a importância da correlação entre mitigação e adaptação, que devem ser desenvolvidas em conjunto.

Biografia do Autor

Fabiano de Araujo Moreira, Departamento de Geografia. Universidade Estadual de Campinas

É doutorando do Programa de Pós Graduação em Geografia pela UNICAMP, pelo qual foi Mestre (concluído em maio/2013, com período sanduíche na Universidad Nacional Autónoma de Mexico), com área de concentração em análise ambiental e dinâmica territorial. Possui graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), turma 2006-2011.

Lucí Hidalgo Nunes, Departamento de Geografia. Universidade Estadual de Campinas

Bolsista produtividade (CNPq) e membro da Academie Royale des Sciences D Outre-Mer, Bélgica. É bacharel e licenciada em Geografia, mestre em Geografia Física, doutora em Engenharia (USP) e livre-docente em Geografia (UNICAMP). Trabalhou na Fund. Brasileira para a Conservação da Natureza, na UMC e no Inst.Geológico/SMA e desde 2000 é docente do Depto. de Geografia, IG-UNICAMP.

Downloads

Publicado

2017-08-01

Como Citar

Moreira, F. de A., & Nunes, L. H. (2017). PANORAMA DOS ESTUDOS SOBRE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS ENTRE 1999 E 2013 POR MEIO DA ANÁLISE DA REVISTA “MITIGATION AND ADAPTATION STRATEGIES FOR GLOBAL CHANGE”. Revista Brasileira De Climatologia, 20. https://doi.org/10.5380/abclima.v20i0.50872

Edição

Seção

Artigos