O CLIMA EM TRANSE: POLÍTICAS DE MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO NO BRASIL (CLIMATE IN TRANCE: MITIGATION AND ADAPTATION POLICIES IN BRAZIL)

Autores

  • Saulo Rodrigues Filho Universidade de Brasília
  • Diogo Pereira Lindoso Universidade de Brasília
  • Marcel Bursztyn Universidade de Brasília
  • Carolina Gomes Nascimento Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v19i0.48874

Resumo

RESUMO: O presente artigo destaca como evoluiu, desde sua origem, a agenda climática no Brasil e na arena internacional, demonstrando o enfoque historicamente voltado para ações de mitigação, em detrimento daquelas relacionadas à adaptação. Procura-se ainda demonstrar como os sistemas ambientais, sociais e políticos se relacionam para se avaliar de forma adequada a vulnerabilidade da população frente às mudanças climáticas, considerando a estreita relação entre qualidade ambiental e qualidade de vida. De fato, a severidade dos impactos não depende somente do fenômeno climático em si (fator de exposição), mas também da sensibilidade e da capacidade adaptativa dos sistemas sociais atingidos, esta última muito dependente de políticas públicas adequadas à realidade socioeconômica e ambiental do país.

Biografia do Autor

Saulo Rodrigues Filho, Universidade de Brasília

Centro de Desenvolvimento Sustentável

Diogo Pereira Lindoso, Universidade de Brasília

Centro de Desenvolvimento Sustentável

Marcel Bursztyn, Universidade de Brasília

Centro de Desenvolvimento Sustentável

Carolina Gomes Nascimento, Universidade de Brasília

Centro de Desenvolvimento Sustentável

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

Rodrigues Filho, S., Lindoso, D. P., Bursztyn, M., & Nascimento, C. G. (2016). O CLIMA EM TRANSE: POLÍTICAS DE MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO NO BRASIL (CLIMATE IN TRANCE: MITIGATION AND ADAPTATION POLICIES IN BRAZIL). Revista Brasileira De Climatologia, 19. https://doi.org/10.5380/abclima.v19i0.48874

Edição

Seção

Artigos