PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DAS ILHAS DE CALOR EM CIDADES DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

Autores

  • Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba FCT-UNESP
  • Danielle Cardozo Frasca Teixeira FCT-UNESP
  • Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim FCT-UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v21i0.48832

Palavras-chave:

ilhas de calor, pontos fixos, transectos móveis, temperatura de superfície, modelagem climática.

Resumo

No presente artigo apresentam-se técnicas de análises e representações de ilhas de calor, que são responsáveis pela queda da qualidade ambiental e pelo desconforto térmico da população urbana. Assim, foram abordadas as técnicas de mensuração da temperatura do ar através de pontos fixos e de transectos móveis, o tratamento de imagens de satélite para a análise da temperatura da superfície urbana, como também a modelização por meio de informações do uso da terra e da temperatura do ar. As técnicas apresentadas foram empregadas nas cidades de Cândido Mota (SP) e Rancharia (SP), como exemplos, podendo ser utilizadas em outras investigações acerca das ilhas de calor.

 

Biografia do Autor

Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba, FCT-UNESP

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), especialização "Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação Ambiental e Gerenciamento em Recursos Hídricos" (2010), Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da FCT/UNESP (2012), doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da FCT/UNESP, com período sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid (2015) . Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia, Clima Urbano, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

Danielle Cardozo Frasca Teixeira, FCT-UNESP

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Tecnologia campus Presidente Prudente (2005). Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (Conceito Capes 7) - UNESP - Campus Presidente Prudente (2015). Membro do Grupo de Pesquisa Interações na Superfície, água e atmosfera - GAIA. Pesquisadora/bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) entre os anos 2013 e 2015. Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (Conceito Capes 7) - UNESP - Campus Presidente Prudente (Ingresso em 2016). Pesquisadora/Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Ênfase em Climatologia Urbana de cidades de pequeno porte.

Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, FCT-UNESP

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D. Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo, Brasil (2000). Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, Brasil (1993); Estágio na Universite de Rennes II , França (2007); Pós-Doutorado pela Universidade do Porto (2008/2009). Professora assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP no período de 01/06/2010 a 31/05/2013. Orientadora de Mestrado. Orientadora de Doutorado. Atuação em Geografia Física, com ênfase nos seguintes temas: clima urbano e qualidade ambiental urbana.

Downloads

Publicado

2017-10-09

Como Citar

Ortiz Porangaba, G. F., Teixeira, D. C. F., & Amorim, M. C. de C. T. (2017). PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DAS ILHAS DE CALOR EM CIDADES DE PEQUENO E MÉDIO PORTE. Revista Brasileira De Climatologia, 21. https://doi.org/10.5380/abclima.v21i0.48832

Edição

Seção

Artigos