ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS ESPAÇO-TEMPORAIS DAS PRECIPITAÇÕES ANUAIS PARA O ESTADO DO PARANÁ – BRASIL.

Autores

  • Deise Ely Universidade Estadual de Londrina
  • Vincent Dubreuil Université Rennes 2

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v21i0.48643

Palavras-chave:

modelagem, tendências, precipitações anuais, Paraná.

Resumo

O presente trabalho sintetiza as análises dos resultados da aplicação da modelagem dos dados pluviométricos anuais, oriundos do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Agência Nacional de Águas (ANA), com o intuito de identificar as tendências espaço-temporais das chuvas no estado do Paraná; calculadas ao nível dos pixels dos mapas, com uma resolução espacial de um quilômetro possibilitada pela alta densidade de estações com dados de precipitação disponíveis para o estado. Foi verificado que as tendências mais expressivas observadas no estado são aquelas que indicam aumento das precipitações anuais, mas para áreas mais específicas. Enquanto que as tendências de redução nas precipitações anuais abrangem uma área maior do estado, porém com índices mais modestos. As áreas que apresentaram tendências de aumento nos testes da Correlação Linear e de Mann-Kendall são as mesorregiões: Metropolitana (mais especificamente Curitiba e o norte do litoral paranaense), Centro-Sul, Oeste (Catanduvas), Centro-Ocidental (Altamira do Paraná), Norte Central e Norte Pioneiro. E as mesorregiões em que as precipitações anuais tendem a diminuir são: Centro-Oriental, Norte Central (Maringá e Califórnia), Noroeste, Sudeste e o extremo oeste da mesorregião Oeste.

Biografia do Autor

Deise Ely, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada (1993) e bacharel (1994) em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, mestre (1998) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e doutora (2006) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Climatologia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: clima urbano, variabilidade climática e epistemologia da geografia.

Vincent Dubreuil, Université Rennes 2

Possui Doutorado (1994) e Livre-docência (2005) em Climatologia geografica - Université Rennes 2. Atualmente é Professor titular - Université Rennes 2, - Direitor do Laboratorio COSTEL (CNRS) de 2001 até 2007 - Secretaria da Association Internationale de Climatologie de 2000 até 2006 e tesoureiro da AIC a partir de 2012. Em 2014, Professor Visitante no ambito do programa das Cátedras Francesas do Estado de São Paulo, Campus de UNESP-Presidente Prudente. Em 2008, Professor Visitante Estrangeiro no Centro de Desenvolvimento Sustentavel da Universidade de Brasilia (bolsista da CAPES). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, climatologia e sensorimento remoto. Projetos atuais sobre dinamica do uso do solo, climatologia e desenvolvimento sustentavel no Brasil e na amazonia matogrossense.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Ely, D., & Dubreuil, V. (2017). ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS ESPAÇO-TEMPORAIS DAS PRECIPITAÇÕES ANUAIS PARA O ESTADO DO PARANÁ – BRASIL. Revista Brasileira De Climatologia, 21. https://doi.org/10.5380/abclima.v21i0.48643

Edição

Seção

Artigos