CARACTERIZAÇÃO ATMOSFÉRICA QUANDO DA OCORRÊNCIA DE EVENTOS EXTREMOS DE CHUVA NA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v21i0.47577Palavras-chave:
inundações, eventos extremos de precipitaçãoResumo
O objetivo deste estudo é apresentar uma descrição das características da atmosfera que contribuíram para elevados totais de precipitação no sul de Minas Gerais e que foram precursores de dois episódios de inundação e alagamento na cidade de Itajubá: um em 16 de janeiro de 1991 e outro em 02 de janeiro de 2000. Para tanto, foram utilizados dados do Climate Prediction Center e da reanálise ERA-Interim do European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF). Entre os resultados, têm-se que os episódios de inundação e alagamento ocorridos na cidade de Itajubá, em ambos os anos, estiveram associados à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que se estendia da Amazônia, passando pelo sudeste do Brasil, e chegava ao Atlântico Sul.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença