ZONEAMENTO TÉRMICO E SUAS CORRELAÇÕES ASSOCIADAS AOS PADRÕES DE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA REGIÃO URNANA CENTRO EM JUIZ DE FORA - MG
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v22i0.46188Palavras-chave:
Conforto Térmico, Clima Urbano, Uso e Ocupação da TerraResumo
Perante a atual dinâmica de urbanização que resulta no avanço de ambientes antropizados sobre o meio natural, gerando um clima essencialmente urbano o qual originam desequilíbrios que podem ser prejudiciais à saúde da população, faz-se necessário os estudos que avaliem as condições deste ambiente modificado, além da investigação dos responsáveis por estas alterações. Diante deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar padrões e processos relacionados ao uso-ocupação da terra, à vegetação, aos fatores climáticos e ao crescimento e adensamento urbano, enquanto contribuição para o conforto térmico na região central de Juiz de Fora – MG, através do tratamento dos dados secundários e coletados em campo, por meio de ferramentas de geoprocessamento. Como resultado constatou-se diferentes sensações térmicas dentro da região urbana do centro, revelando zonas que apresentam-se desconfortáveis à população, devido aos baixos índices de temperatura efetiva verificados, ou seja, sensação de frio, revelando a função da vegetação e os corpos hídricos na diminuição das temperaturas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença