VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO POR DÉCADA E A RELAÇÃO COM OS EVENTOS EXTREMOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v20i0.45542Palavras-chave:
ENOS, TSM do Atlântico, Eventos Extremos de PrecipitaçãoResumo
Este trabalho visa analisar o comportamento interdecadal da precipitação (nas últimas três décadas) na região do Cariri Paraibano e a inter-relação com eventos sobre os Oceanos Atlântico e Pacífico, com o intuito de compreender melhor a variabilidade desta variável na região que apresenta os menores índices pluviométricos do Estado da Paraíba. Para tanto foram utilizados dados mensais de precipitação pluviométrica do CPC (Climate Prediction Center) para o período de 1986–2015, bem como as informações dos eventos sobre os Oceanos Pacífico e Atlântico. A análise foi baseada em gráficos temporais e mapas espaciais da precipitação em escala anual e para o período chuvoso e realizadas associações com os fenômenos El Niño, La Niña, Gradiente meridional da Temperatura da superfície do mar positivo e negativo, além da oscilação decadal do pacífico. Os resultados apontam modificação nos totais anuais de precipitação entre as décadas estudadas, ocorrendo aumento nas anomalias de precipitação tanto em termos médios como em escala espacial. Com relação à variabilidade sobre os Oceanos Pacífico e Atlântico tanto em escala decadal quanto em escala anual apresentam influencia nos totais pluviométricos para a região do Cariri Paraibano, entretanto são necessários estudos mais detalhados para verificar essa associação de maneira a detalhar as condições conjuntas ou não atuando sobre a precipitação, para tanto seria necessário composições com os mesmos eventos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença