ANÁLISE TÊMPORO ESPACIAL E REGIME DAS CHUVAS NA REGIÃO DAS MISSÕES, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v21i0.45154Palavras-chave:
distribuição, chuvas, estiagens, região das Missões RS,Resumo
A análise da chuva na região Missões, RS feita por Ribeiro, (2012), confirmou a hipótese de que a Região se caracteriza pela variabilidade de episódios chuvosos e de estiagens. Neste artigo, o objetivo é apresentar os resultados da análise têmporo-espacial e do regime das chuvas na área de estudo. Assim, a análise climática é vista a partir dos dados anuais, sazonais e mensais. Para isso procedeu-se a organização dos dados e o software Surfer 8 possibilitou a visualização da chuva através de cartogramas de isoietas, painéis têmporo-espaciais e pluviogramas. Constatou-se que a Região, tanto se destaca nos anos secos e chuvosos perante o entorno, constituindo-se como área seguidamente atingida por extremos no volume acumulado e distribuição da chuva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença