(NOTA DE PESQUISA) NOTA SOBRE O SERVIÇO METEOROLÓGICO NO RIO GRANDE DO SUL AO LONGO DO SÉCULO XIX.
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v16i0.40588Resumo
Resumo: Análise de documentação histórica permitiu inventariar os recursos existentes para monitorar o clima durante o século XIX na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul e no estado do Rio Grande do Sul. No inicio do século (1825) já existiam alguns trabalhos e em 1883 uma rede de 20 estações meteorológicas, montadas pela "Commisão da Barra de Rio Grande", estava operando, cobrindo parte do atual estado do Rio Grande do Sul. Este levantamento encontrou grande quantidade de informações, sobre a meteorologia no RS daquela época, que estavam perdidas, em arquivos, inclusive fora do país, por exemplo, as "Notas Meteorológicas da Commissão da Barra de Rio Grande" publicadas pelo geógrafo alemão Henry Lange.
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença