(NOTA DE PESQUISA) TEMPERATURA E ALBEDO DA SUPERFÍCIE POR IMAGENS TM LANDSAT 5 EM DIFERENTES USOS DO SOLO NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v16i0.40128Palavras-chave:
mudança do uso do solo, desmatamento, balanço de radiação, mudança climática.Resumo
Variações na temperatura e no albedo da superfície estão fortemente influenciadas pelo tipo de cobertura da superfície, que implica em alteração na quantidade e distribuição de energia disponível. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar a distribuição espaço-temporal da temperatura e do albedo da superfície estimados por sensoriamento remoto em diferentes tipos de cobertura vegetal no sudoeste da Amazônia. Foram utilizadas imagens do Thematic Mapper (TM) Landsat 5 para calcular a temperatura e o albedo da superfície em etapas intermediárias do SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land). Observou-se que os menores valores do albedo da superfície ocorreram em áreas de floresta e campo sujo, enquanto os maiores ocorreram em áreas de campo limpo e urbana. As temperaturas da superfície nas mesmas áreas apresentaram variação similar ao albedo da superfície, com menores valores em áreas de florestas e campos sujos, e maiores em áreas de campo limpo e urbana. O albedo da superfície nas áreas de campo e urbana foram em média 17 e 60%, e a temperatura da superfície foi em média 15 e 22%, respectivamente, maiores que nas florestas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença