USO DOS ÍNDICES PCP E PCD NA DETERMINAÇÃO DE REGIÕES COM PRECIPITAÇÃO PLUVIAL HOMOGÊNEA (THE USE OF PCP AND PCD INDICES TO DETERMINING PRECIPITATION HOMOGENEOUS AREAS)

Autores

  • Jurema Maria Silva Araújo CAERN
  • Adelena Gonçalves Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Josemir Araújo Neves Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v17i0.38903

Palavras-chave:

Análise de agrupamento, Áreas homogêneas, Índices de variabilidade

Resumo

Os resultados dos estudos de delimitação de áreas homogêneas de precipitação têm sido utilizados no planejamento das atividades econômicas, possibilitando o uso mais eficiente e racional dos recursos hídricos e também em regiões com dados de precipitação escassos. O objetivo desta pesquisa é determinar áreas homogêneas em termos do regime de precipitação no estado do Rio Grande do Norte. Foram utilizadas duas técnicas de agrupamento: a hierárquica de Ward e a não hierárquica de k-means. Verificou-se que a precipitação anual média e os índices PCP e PCD foi o conjunto de variáveis mais adequado para determinar os quatro grupos homogêneos. O grupo identificado na região leste do estado é caracterizado como a região de maior precipitação anual, melhor distribuição desta precipitação e concentração de mesma no mês de maio. Se dirigindo para o oeste do estado foi identificada uma região com período de maior precipitação adiantado para o início de maio, menor precipitação anual e uma maior concentração da precipitação. Na região central do estado o grupo identificado é caracterizado por apresentar uma elevada concentração da precipitação e um adiantamento das chuvas para o período do mês de abril, além de ser a região com menor precipitação anual. Na região oeste do estado as chuvas são adiantadas para o final de março, a região apresenta a pior distribuição da precipitação no estado e as precipitações anuais nesta região são mais elevadas do que na região central.

Biografia do Autor

Jurema Maria Silva Araújo, CAERN

Engenheira Agrícola e Ambiental, formada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, mestre em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com especialização em em Licenciamento Ambiental On Shore, técnica em Saneamento pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte. Atualmente trabalha na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte - CAERN, como técnica de engenharia (Controle Ambiental).

Adelena Gonçalves Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1999) e mestrado e doutorado em Engenharia Civil com ênfase em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2000/2006). Atuou como professora adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), no Campus de Irati-PR, lotada no Departamento de Engenharia Ambiental. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Campus Natal-RN, lotada no Departamento de Engenharia Civil. Tem experiência na área de Gestão de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: assoreamento e operação de reservatórios, manejo de bacias hidrográficas, aproveitamento de água de chuva e controle de enchentes.

Josemir Araújo Neves, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(1993), mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é pesquisador III da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Matemática Aplicada e Estatística Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: Climatologia, Modelos Climáticos, Índices de Seca, Construção de Indicadores, Métodos de Preenchimento de Dados, Programação Linear, Não-linear, Inteira e Mista, Metodologias Multicritério de Apoio a Decisão, Gestão de Projetos, Planejamento de Experimentos e Análise de Dados Experimentais.

Downloads

Como Citar

Araújo, J. M. S., Maia, A. G., & Neves, J. A. (2015). USO DOS ÍNDICES PCP E PCD NA DETERMINAÇÃO DE REGIÕES COM PRECIPITAÇÃO PLUVIAL HOMOGÊNEA (THE USE OF PCP AND PCD INDICES TO DETERMINING PRECIPITATION HOMOGENEOUS AREAS). Revista Brasileira De Climatologia, 17. https://doi.org/10.5380/abclima.v17i0.38903

Edição

Seção

Artigos