ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS E INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS NOS CASOS NOTIFICADOS DE MENINGITE EM CRIANÇAS NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA – PR, 2002-2011
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v13i0.34754Palavras-chave:
Meningite, Epidemiologia, Variáveis ClimáticasResumo
Os elementos climáticos tem destacada influência sobre a manifestação de muitas doenças nos seres humanos, atuando na manutenção de alguns agentes patogênicos. Além disso, existem doenças que são predominantes em certas zonas climáticas, e outras que apresentam padrão sazonal de incidência como é o caso da meningite. Assim, o objetivo deste estudo foi descrever o perfil epidemiológico e avaliar a influência de variáveis climáticas locais sobre a incidência mensal de meningite em crianças de 0 a 9 anos no Município de Ponta Grossa, Paraná, no período de 2002 a 2011. A amostra foi composta de 411 casos notificados e confirmados de crianças residentes nesse município. Uma análise de regressão linear simples foi aplicada para com a finalidade de se determinar o maior nível com o qual os elementos climatológicos, avaliados separadamente, foram capazes de evidenciar a relação entre o clima e a incidência da patologia. Os maiores coeficientes de meningite foram encontrados nos meses Outubro e Novembro, enquanto os menores coeficientes estiveram presente nos meses Abril e Maio. A etiologia asséptica foi encontrada nos meses mais quentes e com elevado índice de precipitação pluviométrica. Nos meses mais frios e com a precipitação pluviométrica mais baixa, a frequência da etiologia bacteriana foi bastante aparente. A análise de regressão linear simples demonstrou alta correlação para a variável Precipitação Pluviométrica, sugerindo que esta variável climática interfere na incidência da meningite.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença