VARIABILIDADE NO REGIME PLUVIAL DO MUNICÍPIO DE ABELARDO LUZ (SC) NO PERÍODO DE 1958 A 2008: INTERAÇÕES ENTRE MECANISMOS DE TELECONEXÃO DECADAL E INTERANUAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v13i0.33598Palavras-chave:
Precipitação, teleconexões, variabilidade pluvial, Abelardo-Luz (SC).Resumo
O presente trabalho busca analisar a variabilidade pluvial no município de Abelardo Luz (SC) no período de 1958 a 2008 e sua relação com mecanismos de teleconexões, sobretudo, com a Oscilação Decadal do Pacífico (ODP) e com o El Niño Oscilação Sul (ENOS). Baseado em análise quantitativa (tratamento estatístico dos dados) e qualitativa (identificação dos fenômenos atuantes) foi possível correlacionar o regime pluviométricos a três fases de ODP com importantes relações com o ENOS: a primeira, de 1958 a 1978 (fria), com predomínio de eventos de La Niña, reduzidos totais anuais/mensais e variados máximos diários por mês; a segunda, de 1979 a 1998 (quente), com maior frequência de El Niño, elevados totais anuais/mensais e máximos diários por mês com grande participação de eventos acima de 70 mm; e terceira, a partir de 1999 (nova fase fria), com relações semelhantes à primeira fase.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença