REESTRUTURAÇÃO URBANA E CONFORTO TÉRMICO: CENÁRIOS DE MODELIZAÇÃO EM CURITIBA-PR APÓS A COPA DE 2014
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v8i0.25795Palavras-chave:
Clima Urbano, Conforto Térmico, Planejamento Urbano, Copa do Mundo, CuritibaResumo
Curitiba sediará jogos do Campeonato Mundial de Futebol 2014. A cidade é, portanto, alvo de grandes intervenções urbanas, notadamente a construção de novas rotas de transporte visando melhorar a mobilidade urbana, promover o adensamento, a verticalização e a diversificação de usos das edificações ao longo dos respectivos eixos viários. As importantes alterações que, desta forma, serão produzidas na forma urbana provocarão transformações nas condições climáticas urbanas e no conforto térmico. Assim, este texto apresenta resultados relativos à conformação das condições climáticas e de conforto térmico desta cidade, bem como aponta cenários futuros de sua alteração em decorrência das transformações urbanas projetadas. A metodologia da pesquisa é o Sistema Clima Urbano - SCU (MONTEIRO, 2003) e está estruturada nos seguintes passos: 1) Modelização da forma e função urbanas; 2) Levantamento de dados de temperatura e umidade relativa do ar em locais previamente definidos com base na tipologia edificada e zoneamento urbano; 3) Construção de cenários para o clima urbano e conforto térmico considerando as transformações urbanas futuras. Para elaboração do estudo foram realizados experimentos em pontos específicos dos dois principais eixos estruturantes da circulação viária em execução na cidade: 1) A Linha Verde e, 2) o Eixo do Metrô. Este estudo visa contribuir para o planejamento de políticas públicas e gestão urbana em Curitiba, para garantir o conforto térmico para a vida urbana.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença