Open Journal Systems

DESAFIOS, CONQUISTA E LIMITES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA PRELAZIA DE TEFÉ A PARTIR DAS CARTAS DE DOM MARIO NA DÉCADA DE 1980

Vogran Leluia Rodrigues dos Santos

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pela Igreja Católica na Amazônia. Partindo do Sínodo da Amazônia e tendo como referencial o documento de Santarém, a distância entre os dois documentos reserva dados significativos da Igreja na Amazônia. De modo particular o Sínodo da Amazônia, numa releitura da presença da Igreja nestas terras, lança novas propostas quanto do Documento de Santarém publicado anos anteriores apresenta as tomadas de decisões. A presente investigação utilizou-se do método qualitativo de cunho bibliográfico, portando em sua estratégia um recorte cronológico na região especifica da Prelazia de Tefé. A partir das análises foi possível mapear significativas questões que implicaram na atuação da Prelazia de Tefé, na região do Médio Solimões. O recorte cronológico foi a década de 1980, as cartas revelam uma plataforma de exigências e correspondências que apresentam o panorama da Igreja numa região de grande extensão territorial, sendo difícil o atendimento à todos que precisam. Esse momento também foi muito frutífero as soluções encontradas pela Igreja Católica. As cartas trazem consigo um corpo fidedigno de dados e fatos, ao passo que o desejo do Bispo era conceder informação para que os seus interlocutores acompanhassem o processo de evangelização da Prelazia de Tefé. Utilizamos autores tais como: Hummes, Mata, Martins e Machado, Pereira, Prodanov e Freitas e Schaeken para subsidiar teoricamente nossas análises.


Palavras-chave


Evangelização; Prelazia de Tefé (AM); Sínodo da Amazônia; Documento de Santarém; Cartas.

Texto completo:

PDF

Referências


HUMMES, Cardeal dom Cláudio. Desafios evangelizadores na Amazônia. Disponível em: https://www.vidapastoral.com.br/edicao/desafios-evangelizadores-na-amazonia/. Acessado em 24/05/2022.

MATA, Raimundo Possidônio Carrera da. Disponível em: DEBATE: A IGREJA CATÓLICA NA AMAZÔNIA. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fFTlEOvJoJIJ:www.revistaterceiramargem.com/index.php/terceiramargem/article/viewFile/113/90+&cd=13&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acessado em 24/05/2022.

MATINS, Rodrigo Perla; MACHADO, Carlos R. S. Identidade, Movimentos e Conceitos: Fundamentos para discussão da realidade brasileira. Novo Hamburgo-RS: Universidade FEEVALE, 2013.

NETO, D. Mario Clemente. Vim para servir: como ser igreja no coração da Amazônia. Brasília: Edições CNBB, 2018.

PEREIRA, Ray. Que diferença faz?: escolhas que marcam. São Paulo-SP: Casa do Psicólogo, 2003.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Universidade FEEVALE, RS, 2013.

SCHAEKEN, Raimunda Gil. Neto, 2018 Clemente Neto CSSp: um missionário à Serviço no Amazonas. Manaus-AM: Santa Luzia, 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v11i1.85625