Open Journal Systems

É POSSÍVEL PENSAR EM AUTOR E AUTORIA NOS ESCRITOS CRISTÃOS TARDO ANTIGO?

Raquel de Fátima Parmegiani

Resumo


Este trabalho parte das questões levantadas pela história cultural, para fazer uma reflexão sobre a prática de escrita e usos sociais dos textos cristãos nos séculos IV e V, tendo como ênfase a ideia de autoria. Se não podemos falar ainda em autor no sentido moderno da palavra, nos cabe aqui, investigar as formas de atribuição de autoridade que esta sociedade deu aos discursos. Para tanto, usaremos das reflexões de Santo Agostinho e São Jerônimo sobre a escrita. Destacasse em suas obras o fato de que eles não se veem num papel passivo perante essa atividade. Para eles é possível distinguir nos textos uma causa eficiente primeira que é Deus e, uma causa eficiente segunda ou auxiliar que é o autor humano.

 


Palavras-chave


História da escrita; autoria; cristianismo.

Texto completo:

PDF

Referências


BROWN, Peter. O fim do mundo clássico. De Marco Aurélio a Maomé. Lisboa: Editorial Verbo, 1972.

_______. Santo Agostinho. Uma Biografia. Rio de Janeiro: Record, 2005.

_______. Authority and the Sacred. Aspects of the Christianistion of the Roman Word. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

_______. A ascensão do cristianismo no Ocidente. Lisboa: Editorial Presença, 1999.

CHARTIER, Roger e BOURDIEU, Pierre. A leitura: uma prática. In:

CHARTIER, Roger. Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2001, pp. 229-253.

CHARTIER, Roger. O que é o autor. Revisão de uma genealogia. São Carlos, SP: 2012.

FOX, Robin Lane. Cultura escrita e poder nos primórdios do cristianismo. In: BOWMAM, Alan K. e WOOLF, Greg. Cultura escrita e poder no mundo antigo. São Paulo: Ática, 1998, pp. 154-182.

DUBOI, Jean-Daniel. Polêmica, poder e exegese: o exemplo dos gnósticos antigos no mundo grego. In: ZERNER, Monique (Org.) Inventar a Heresia? Discursos polêmicos e poderes antes da Inquisição. Campinas: Unicamp, 2009, pp. 39-55.

ECO, Umberto. Da árvore ao labirinto. Estudo histórico sobre o signo e a interpretação. São Paulo: Record, 2013.

FOUCAULT, Michel. O que é o autor?. In: FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e Pintura, Música e Cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015, pp. 268-302.

PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni Puccinelli. Gestos de Leitura. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015, pp. 57-68.

SAN AGOSTINHO. Epistolario. Edición Bilingue. Madrid: 1991. Vol. XI.

SANTO AGOSTINHO. A doutrina cristã. São Paulo: Paulus, 2002.

SAN JERONIMO. Epistolario. Edición Bilingue. Madrid: 1995. Vol. II.

SAN JERONIMO. Tratados Apologéticos. Edición Bilingue. Madrid: 2009. Vol. VIII.

SAN JERONIMO. Epistolario. Edición Bilingue. Madrid: 2013. Vol. X.

SARTORELLI, Eliane Cristine. Estratégias de construção e de legitimação do ethos na causa veritatis: Miguel Servet e as polêmicas religiosas do século XVI. Tese (Doutorado) – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2005.

SILVA, Gilvan Ventura e SOARES, Carolline da Silva. Autoridade episcopal e conflito político na antiguidade tardia: a atuação de Cipriano de Cartago e de João Crisóstomo como reformadores da Igreja. Revista Brasileira de História das Religiões. Ano V, n. 13, maio de 2012. ISSN 19832850. http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/index.html

VAUCHEZ, André. Les Hérétiques au Moyen Âge. Suppôts de Satan ou Chrétiens dissidents? Paris: CNRS Éditions, 2014.

WEISS, Jean-Pierre. O método polêmico de Agostinho contra Faustum. In: ZERNER, Monique (Org.) Inventar a Heresia? Discursos polêmicos e poderes antes da Inquisição. Campinas: Unicamp, 2009, pp. 15-38.

ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. A literatura medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v9i1.73766