Open Journal Systems

O TRAJETO EDUCACIONAL DOS OBLATOS DE SÃO JOSÉ: REFLEXÕES PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA VIRTUOSA

Jose Alves de Melo Neto

Resumo


Esta pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, visa compreender a proposta educativa dos Oblatos de São José, uma congregação religiosa fundada pelo bispo italiano São José Marello (1844-1895) A princípio está organizada a partir de uma educação humanista estabelecida no século XVIII, resultante da vivência pastoral e social do sacerdote fundador. Tendo como modelo José de Nazaré, pai e educador de Jesus, José Marello propõe para seus oblatos a “educação da mente e do coração”, como proposta educativa da integralidade da pessoa humana. Educar a mente e o coração é, talvez, um dos pressupostos máximos do jeito de fazer educação para São José Marello. Esse desejo, fortemente presente nos seus esforços, motivou a realização desta pesquisa, no intuito de entender como estes pressupostos se revelam nas atividades pastorais e no “jeito de educar”, nas instituições educacionais oblatas brasileiras. O percurso da pesquisa permitiu verificar a atualidade do carisma de São José Marello. Passado mais de um século, e sem deixar de considerar as diferenças especialmente culturais e sociais deste novo tempo, entende-se que os seus ensinamentos fundamentais, ou seja, a sua essência, continua viva, mesmo que em nova forma, própria dos novos processos e técnicas presentes no ambiente educacional.

 

 


Palavras-chave


Educação; pastoral escolar; educação católica; Oblatos de São José.

Texto completo:

PDF

Referências


BERTOLIN, J. Breve história da Congregação e da Província Brasileira dos Oblatos de São José. Curitiba: OSJ, 1994.

______, J. Dom José Marello: um santo para ser amado e venerado. Curitiba: BAGOZZI, 2000.

______, J. São José Marello – focado em algumas particularidades de sua vida. Apucarana: Centro de Espiritualidade Josefino-Marelliana, 2008.

______, J. História da Congregação dos Oblatos de São José 1878-1895. Material digitalizado e arquivado nos documentos da Pastoral da Educação Universitária da Faculdade Padre João Bagozzi, 2009.

______J. São José, Aquele que exprimiu as perfeições de Deus na terra. Apucarana: Editora Graf Art, 2017.

______, J. Uma abordagem histórica da Congregação dos Oblatos de São José no Brasil – 1919 – 2009. Organizado por Fernando Klein e publicado em 2009 em comemoração aos 90 anos de presença da COSJ no Brasil.

BÍBLIA SAGRADA. N. T. Atos 17, 19. In BÍBLIA Sagrada: Edição Pastoral. São. Paulo: Paulus, 1990.

______. N. T. Lucas 2, 52. In BÍBLIA Sagrada: Edição Pastoral. São. Paulo: Paulus, 1990.

BRASIL. LDB. Lei das Diretrizes e Bases, art. 02. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Extraído em15.dez.17.

CORTONA, J. A caridade de Dom Marello. Trad. José Antonio Bartolin. In: Estudos Marellianos. 2ª ed. Curitiba: 2010.

CONGREGAÇÃO DOS OBLATOS DE SÃO JOSÉ: Casa Escola de Nazaré: o jeito josefino-Marelliano de Educar, 2017.

______: Constituições dos Oblatos de São José. Roma, 1988. art. 65.

_____: Documento Passo a Passo: um olhar para os jovens, 2005.

______. Estudos Marellianos. 2010.

DALMASO, S (org.). Le LetteredelVenerabile Giuseppe Marello. Tipografia San Giuseppe, Asti, 1979.

______, S. Biografia del Beato Giuseppe Marello fondatore degli Oblati de San Giuseppe e vescovo di Acqui. Volume Primo. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 1997.

______ S. O Bem-Aventurado José Marello: reflexões sobre a biografia do bem-aventurado José Marello. Curitiba, 1998.

CONGREGAÇÃO PARA O CLERO. Diretório Geral para a Catequese, 1997. Disponível em http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cclergy/documents/rc_con_ ccatheduc_doc_17041998_directory-for-catechesis_po.html.Acessoem28.nov.17.

FORNO, M. San Giuseppe Marello e il suo tempo. In: Marellianum – Storia e Spiritualità di San Giuseppe Marello e dellaCongregazionedegliOblati di San Giuseppe. Anno XIV, n° 58. Roma: 2006.

GALLIANO, J. Un santo para nuestros tempos: beato José Marello. Oblatos de San José, Perú,1993.

GUINZONI, M. Gênesis da Pedagogia Marelliana. In: Revista Identidade Oblata, v. 1,

n. 1, Curitiba, 2013.

PASETTI, M. José Marello retrato físico e espiritual – estilo de vida. Trad. Álvaro de Oliveira. In: Estudos Marellianos. 2ª ed. Curitiba: 2010.

______, M. Lettere del Venerábile Giuseppe Marello. Asti, 1979. In: Cartas do Período Sacerdotal. Ed. COSJ. Curitiba: 2007.

PESTALOZZI, J. El canto del cisne. Barcelona: Laertes, 2003.

SANTIAGO; A. MIGLIETA, G. São José Marello: um coração para os jovens. Cartas de um bispo a mães e pais, catequistas e professores. Ed. OSJ, Curitiba:2011.

YIN, Robert K. Estudo de caso – planejamento e métodos. (2Ed.). Porto Alegre: Bookman. 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v8i2.70454