Open Journal Systems

ESTUDOS E PERSPECTIVAS DE PESQUISAS EM RELIGIÃO NA AMAZÔNIA, ENTREVISTA COM KARLA DENISE MARTINS

Marcos Vinicius Freitas Reis, José Galdêncio da Silva

Resumo


Karla Denise Martins é, seguramente, umas das mais influentes estudiosas da religião na Amazônia. Historiadora de formação, com mestrado e doutorado desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com ênfase em História Cultural. Atualmente desempenha funções como professora na pós graduação do curso de História da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no programa: Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania; Seus interesses de pesquisa concentra-se em: Religião e Patrimônio, Métodos e Técnicas de Pesquisa, História da igreja católica e Pensamento Clerical.

Suas contribuições são vultosas e ricas para o estudo e compreensão do universo religioso na Amazônia brasileira, mostrando assim seu amadurecimento intelectual, mas, alguns traços são comuns e fundamentais em seus escritos. Em primeiro lugar a compreensão do papel do catolicismo na formação da identidade civilizadora da Amazônia oitocentista e o desemborca das relações político-sociais no contexto amazônico sob a égide imperial. Por fim, suas reflexões voltaram-se para apreensão do patrimônio religioso.

 De certa forma, todos os temas que acompanharam/acompanham seu maturar intelectual e acadêmico irão ser abordados nesta entrevista que se segue. Nela buscamos, em um movimento ousado, apontar à uma só vez, os temas centrais dos escritos da Karla Denise e direcionar novos caminhos e problemáticas para pesquisa em religião para aqueles (a) que pretendem adentrar neste campo de pesquisa.  


Palavras-chave


Religião; História; Amazônia; Pesquisa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v7i2.62132