Open Journal Systems

CONSTRUINDO UM ESPAÇO DE REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DO BUDISMO NAS PRÁTICAS CURRICULARES DO ENSINO RELIGIOSO

Marcos Vinicius Freitas Reis, Mirinalda Alves Rodrigues dos Santos

Resumo


Este artigo insere-se no campo das discussões sobre o Budismo no Ensino Religioso, bem como a dificuldade dessa religião e/ou filosofia de vida ser incorporado nas práticas curriculares desse ensino, devido a um cenário de preconceitos e discriminações diante de alguns determinados grupos cujas suas crenças religiosas não são consideradas das religiões ocidentais. Nesse sentido, o Ensino Religioso passa ser um componente importante para romper práticas repressoras no que envolve às diversas manifestações culturais religiosas, inclusive quando nos direcionamos para as religiões orientais. Nessa perspectiva, o estudo aqui proposto é construído com o objetivo de contribuir para a inserção do Budismo de forma reflexiva, crítica, não confessional nas práticas curriculares do Ensino Religioso, na perspectiva do combate da intolerância religiosa nas escolas. Metodologicamente essa pesquisa é qualitativa com coleta de dados empíricos através de entrevista semi-estruturadas realizadas com alguns docentes atuantes no Ensino Religioso, no entanto, identificamos que há uma lacuna no que diz respeito à formação inicial e continuada dos docentes para abordar de forma consistente o Budismo em sala de aula, diante disso, apresentaremos por fim, uma possibilidade de práticas pedagógicas a partir de temas norteadores e objetivos propostos de como trabalhar o universo budista no componente curricular Ensino Religioso.


Palavras-chave


Ensino Religioso; Budismo; práticas curriculares.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Paulo. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. Edições Loyola. São Paulo. SP, 1998.

AMORIM, Roseane Maria de. NETO, José Batista. Práticas Curriculares Cotidianas: os fios e tramas da educação das relações etnicorraciais em escola da rede municipal do recife. Espaço do Currículo, v.5, n.1, p. 331-345, Jun./ Dez., 2012.

ANDRADE, Solange Ramos de. História das Religiões e Religiosidades: uma breve introdução. In: FILHO, Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão. (org). (Re) Conhecendo o Sagrado: reflexões teórico-metodológica dos estudos de religiões e religiosidade. São Paulo: Fonte Editorial, 2013, p. 11-32.

BHIKKHU VEM, Buddhadasa. Pontos Essenciais dos Ensinamentos Budhistas. In: SASAKI, Ricardo.(org). Jóias Raras: do ensinamento budhista. Belo Horizonte: Nalanda, 2013.

BOMFIM, Maria do Carmo Alves do. CULTURA DE PAZ NA ESCOLA: É POSSÍVEL? In: ANDRADE, Fernanado. (org). Escola: faces da violência, faces da paz. João Pessoa, Editora Universitária da UFPB, 2012, p. 211-230.

DHAMMASAMI VEM, Khammai. As Quatro Nobres Verdades. In: SASAKI, Ricardo. (org). Jóias Raras: do ensinamento budhista. Belo Horizonte: Nalanda, 2013, p. 51- 60.

MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação, v. 11 n. 32, p. 285- 296, maio./ago., 2006.

MORESI, Eduardo. Metodologia da Pesquisa. Universidade Católica de Brasília -UCB, 2003.

NASSER, Maria Cecília de Queirós Cabrera. Contando histórias em sala de aula: um dica para o Ensino Religioso. In: KRONBAUER, Selenir Corrêa Gonçalves. SOARES, Afonso Maria Ligorio. (Org). Educação e Religião: múltiplos olhares sobre o ensino religioso. São Paulo, Paulinas, 2013, p. 15-34.

OLIVEIRA, Irene Dias de. Religião e as teias do multiculturalismo. São Paulo, Fonte Editorial, 2015. OLIVEIRA, Lilian Blanck de.

KOCH, Simone Riske. Diversidade Cultural Religiosa e formação de docentes de ensino religioso na FURB/SC: tecendo cartografias. In: Numem: revista de estudos e pesquisa da religião. (org) Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, v. 15, n.2, Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012, p. 455-480.

OLIVEIRA. Lilian Blanck de. JUNQUEIRA. Sérgio Rogério Azevedo. ALVES. Luiz Alberto Sousa. KEIM. Ernesto Jacob. Ensino Religioso: no Ensino Fundamental. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PAULY, Evaldo Luis. O dilema epistemológico do ensino religioso. Revista Brasileira de Educação, 27 Rio de Janeiro Sept./Oct./Nov./Dec. 2004.

RINPOCHE, Chagdud Tulku. O caminho budista: uma breve introdução. Três Coroas: Makara, 2012.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SILVA, Georges da. HOMENKO, Rita. BUDISMO: psicologia do autoconhecimento. São Paulo, Editora Pensamento, 1998.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. SMITH. Wilfred Cantwell. O sentido e o fim da religião. Tradução de Korndörfer, Geraldo. São Leopoldo, Sinodal, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v7i1.59969