Open Journal Systems

A CONCEPÇÃO DE UMA PROPOSTA: O ENSINO RELIGIOSO EM UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA A PARTIR DO ARTIGO 33 DA LDB

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Resumo


A revolução da educação foi uma das maior impacto nos últimos dois séculos. O ensino se generalizou e se tornou obrigatório até idades cada vez mais avançadas em muitos países e se diversificou em seus conteúdos. O próprio conceito de educação pode-se dizer que mudou. Na maioria dos países, esse tema da educação aparece, justamente, como um dos mais desafiantes para o futuro de seu desenvolvimento. Neste contexto é o Ensino Religioso, um componente inserido no currículo das escolas brasileiras como forma de conquista de um espaço para instituições religiosas, que assume um novo perfil formado à formação do cidadão capaz de reler o seu cotidiano em uma perspectiva pluralista para que dele participe ativamente como um cidadão.

Palavras-chave


Educação; História da educação; Ensino Religioso; Componente curricular

Texto completo:

PDF

Referências


ARANHA, M. The history of Education. São Paulo: Moderna, 1989.

BECKER, F. The teacher's epistemology, the daily life of the school. Petrópolis: Ed. Vozes, 1993, p. 130.

Virtual Library of Human Rights of the University of São Paulo (USP) Commission on Human Rights. In: FERREIRA, F. Civil Liberties. São Paulo: Saraiva, 1978.

BRAIDO, P. Lineamenti di Storia della Catechesi and dei Catechismi (Dal “tempo delle riforme” all'età degli imperialismi: 1450-1870). Leumann (To): Elle di Ci, 1991.

CAMBI, F. Storia della pedagogia. Rome: Laterza, 1995.

CICERONE. The divine nature. Milano: Biblioteca Universale Rizzoli, 1998, 4 Edç.

CLEMENTE DE ALEXANDRIA. The Pedagogue. In: Gloria, M. The history of education through texts. São Paulo: Cultrix, 1985.

DUTRA, L. Epistemology of learning. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

FAGALI, E. Applied institutional psychopedagogy (Dynamic school learning and construction in the classroom). Petrópolis: Vozes, 1993.

PERMANENT NATIONAL FORUM OF RELIGIOUS EDUCATION. Public Hearing at the National Council of Education. Brasília: Mimeo., 1998.

PERMANENT NATIONAL FORUM OF RELIGIOUS EDUCATION. Curricular reference for the school's pedagogical proposal. Curitiba: FONAPER, 2001.

FREIRE, P. Education and change. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1979, 13 Edç.

GEVAERT, J. Anthropologia Catechetica. UPS: Rome, 1995.

JUNQUEIRA, S. The process of schooling Religious Education. Petrópolis: Vozes, 2002.

LARROYO, F. General History of Pedagogy, Vol. I. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

LARROYO, F. General History of Pedagogy, Vol. II. São Paulo: Mestre Jou, 1974.

LEITE, A. Colors-holes: concrete material in the Piaget line. São Paulo: Ed. Manole, 1989.

MANCORDA, M. History of Education. São Paulo: Cortez, 1989.

MESLIN, M. The human experience of the divine. Fundamentals of a religious anthropology. Petrópolis: Vozes, 1992.

MONROE, P. History of education. São Paulo: National, 1987.

OLIVEIRA, F. The experience of God. Pelotas: Educat, 1997.

PRELLEZO, J. Educazione and pedagogy nei solchi della storia, Vol. II. Torino: SEI, 1995.

PRELLEZO, J. Educazione and pedagogy nei solchi della storia, Vol. III. Torino: SEI, 1995.

SCHLESINGER, H. - PORTO, H. Encyclopedic Dictionary of Religions, Vol. II. Petrópolis: Vozes, 1995.

STRECK, D. Pedagogical Chains. Petrópolis: Vozes / CELADEC, 1994. VALLE, E. Religious experience: psychological focus. In: GORGULHO, G (Org.). Religion year 2000. São Paulo: Loyola, 1998.

WACHS, M. Religious Education, interfaith cooperation. In: “Cadernos de Estudos”, 31 (1996), 11-17.

ZILLES, U. Philosophy of religion. São Paulo: Paulinas, 1991.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v1i1.31046