ABORDAGENS BRASILEIRA E ESTRANGEIRA EM CUSTOS DE TRANSPORTE COLETIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v13i25.97147

Palavras-chave:

Transporte público, custos de transporte, tarifa de transportes

Resumo

Os sistemas de transporte urbanos, antes mesmo do COVID-19, apresentavam problemas com o binômio custo (tarifa) x demanda (receita). Com menos deslocamentos urbanos, a receita tarifária despencou e serviços foram paralisados ou passaram a operar em condições precárias, carecendo de subsídios públicos para restabelecimento. Assim, este artigo propõe analisar e avaliar abordagens técnico-acadêmicas, brasileiras e estrangeiras, relativas ao tema, buscando identificar características e enfoques, similaridades e diferenças, além de eventuais lacunas e centelhas indutoras de desejados aprimoramentos nos procedimentos de apropriação dos custos de operação e de cálculo tarifário. Os resultados obtidos apontam para diferentes abordagens entre o Brasil e outras nações. O primeiro, direcionado para precisão nos apontamentos dos itens de custo, sem uso de modelos econométricos; os segundos indicam menores precisões e poucas parcelas, mas com consolidação e análises de elasticidades.

Biografia do Autor

Victor Lima Migliorini, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ)

Pesquisador Bolsista da FGV Transportes – Centro de Estudos de Transportes, Logística e Mobilidade Urbana da Fundação Getúlio Vargas.

Paulo Rogério da Silva Monteiro, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ)

Pesquisador Bolsista da FGV Transportes – Centro de Estudos de Transportes, Logística e Mobilidade Urbana da Fundação Getúlio Vargas.

Marcus Vinícius Quintella Cury, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ)

Diretor da FGV Transportes – Centro de Estudos de Transportes, Logística e Mobilidade Urbana da Fundação Getúlio Vargas.

Marcelo Prado Sucena, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ)

Pesquisador da FGV Transportes – Centro de Estudos de Transportes, Logística e Mobilidade Urbana da Fundação Getúlio Vargas.

Downloads

Publicado

2025-06-01

Como Citar

Migliorini, V. L., Monteiro, P. R. da S., Cury, M. V. Q., & Sucena, M. P. (2025). ABORDAGENS BRASILEIRA E ESTRANGEIRA EM CUSTOS DE TRANSPORTE COLETIVO. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 13(25), 57–74. https://doi.org/10.5380/relainep.v13i25.97147