SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE NA ÁREA NUCLEAR: ISO 9001:2015 E ISO 19443
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v10i17.81487Palavras-chave:
Sistema de gestão, ISO 19443, ISO 9001, Normatização, SegurançaResumo
Os sistemas de gestão da qualidade se caracterizam pela junção de processos, procedimentos, instruções, formulários e registros utilizados por uma A ISO 19443 é uma norma que aplica os princípios da ISO 9001 para a indústria nuclear, aliando as melhores práticas de qualidade com os requisitos específicos da indústria nuclear, com foco em segurança. A implementação de um Sistema de Gestão baseado nesta norma ajuda a aumentar a cultura de segurança na indústria nuclear e a credibilidade perante os fornecedores. O artigo pretende demonstrar uma breve interpretação dos dez requisitos estabelecidos na norma ISO 19443, buscando um maior entendimento de cada requisito enfatizando o que está preconizado nos seus requisitos, como: contexto organizacional, gerenciamento de stakeholders e gerenciamento de riscos, trazendo entendimento de cada requisito tratado entre as ISO 9001:2015 e ISO 19443:2018. Buscando um maior entendimento, foram consideradas as impressões de um grupo de especialistas quanto a norma estudada, onde os principais benefícios dessas Normas foram tratados, considerando a possibilidade das organizações às adotarem como referência seu Sistema de Gestão. A limitação da pesquisa deve-se ao fato da norma estudada ser recente, tendo um baixo número de publicações e poucos especialistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.