PROPOSTA DE APLICAÇÃO LOCAL DA AGENDA 21 BRASILEIRA, ILHA DOS ARVOREDOS-GUARUJÁ/SP
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v9i15.80680Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável, Metas sustentáveis, Energia renovável, Responsabilidade socialResumo
A sustentabilidade é o novo paradigma do desenvolvimento humano, devendo ser pautada em três pilares: econômico, social e proteção ambiental. A Ilha dos Arvoredos, em Guarujá/SP, iniciou sua história sustentável ainda na década de 50 sendo, entre outros fatores, autossuficiente em água doce captada pela chuva e instalando os primeiros painés de energia solar do Brasil. Para continuar seu legado de sustentabilidade, após alguns anos desativada, a Ilha necessita alguns aprimoramentos, para as quais foram estipuladas oitos metas sustentáveis: produção de energia limpa, produção de insumos alimentícios, captação de água doce, tratamento de resíduos sólidos, tratamento de efluentes, pesquisa científica e educação ambiental, implantação de estrutura inclusiva e proteção do patrimônio paisagístico, histórico e cultural. Todas as metas se mostraram viáveis, sendo a implantação de estrutura inclusiva o passo inicial para o reaproveitamento do potencial sustentável da Ilha dos Arvoredos e sua reabertura ao público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.