METODOLOGIAS TRIZ E TPM NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MANUTENÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v9i15.79137Palavras-chave:
Competitividade, Viabilidade, Obsolescência, Resolução de problemas, Injetoras.Resumo
Com o passar dos anos, começaram a surgir diferentes maneiras e ferramentas para melhor realizar o gerenciamento da manutenção. A manutenção autônoma (MA), é um dos pilares principais da Manutenção Produtiva Total (MPT) e traz ao colaborador o senso de zelo pelos equipamentos. Existem várias metodologias para a resolução dos problemas. A Teoria da Resolução inventiva de Problemas (TRIZ) busca encontrar soluções inovadoras para problemas que costumam existir, nesse contexto, dentro das indústrias. É esperado corrigir um problema de uma máquina injetora rotativa de solas de calçados. Logo, foi possível fazer a identificação do problema no equipamento por meio da TRIZ e encontrar uma solução viável para a resolução do mesmo utilizando alguns dos principais conceitos da MPT, garantindo então o aumento da produtividade da máquina. Esta pesquisa possui uma abordagem quanti-qualitativa de natureza aplicada. Quanto aos objetos, esta pesquisa pode ser classifica como exploratória, pois se desenrola através de problemas voltados para a manutenção industrial, MPT e a utilização da metodologia TRIZ como intermediária para a solução de problemas. Quanto aos procedimentos adotados, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, abordando a utilização dessas técnicas a fim de exemplificar a utilização de tais ferramentas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.