UMA BUSCA BIBLIOGRÁFICA DE AUTORIA DE GÊNEROS NA PROPRIEDADE INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v9i15.78600Palavras-chave:
Patente, Gênero, Universidade, Mulheres, Estudo bibliométricoResumo
Muito se fala sobre a qualidade das patentes como uma ferramenta para melhorar o crescimento econômico. No entanto, as investigações a respeito da análise da participação das mulheres na pesquisa tecnológica são muito limitadas. O objetivo deste artigo é determinar se a participação feminina em registros de invenções e a sua influência na qualidade da patente. A investigação baseia-se na análise da informação que mostra 110 artigos publicados pela plataforma Scopus nos últimos 10 anos. A principal conclusão é o fato de a qualidade da patente ser maior quando a equipe do inventor inclui a presença masculina e feminina. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, argumentamos que é necessário, portanto, implementar políticas que promovam a maior contribuição das mulheres e a consequente implicação nos campos da ciência e tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.