ANÁLISE ERGONÔMICA DO SETOR DE SERVIÇOS GERAIS DO IFMG - CAMPUS BAMBUÍ

Autores

  • Maiara Gonçalves de Oliveira Instituto Federal de Minas Gerais
  • Carlos Renato Nolli Instituto Federal de Minas Gerais
  • Tiago Rodrigues da Costa Instituto Federal de Minas Gerais
  • Hêner Coelho Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.75353

Palavras-chave:

Ergonomia, Owas, Agopecuária.

Resumo

A ergonomia é uma área que dispõe de vários conhecimentos técnicos, os quais permitem a criação de condições primordiais para se desenvolver modificações e melhorias nos ambientes laborais, visando o bem-estar do ser humano no desenvolvimento de suas atividades. Assim, o presente trabalho contextualiza os riscos ergonômicos, em operações típicas do meio rural. O objeto de estudo deste projeto são os setores agropecuários de uma instituição de ensino do centro-oeste de Minas Gerais, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Bambuí. Nestes setores serão estudadas e analisadas as principais atividades desempenhadas pelos funcionários. Os setores escolhidos para desenvolvimento deste projeto foram os setores de Agricultura I, Agricultura II, Agricultura III, Bovinocultura, Serviços Gerais e Viveiricultura e Jardinagem. O principal foco deste trabalho é fazer o levantamento de dados de caráter ergonômico, verificar se existem padrões nas possíveis ocorrências de problemas, e observar as relações entre as atividades e os possíveis erros de execução a serem encontrados. Posteriormente, ao fim do projeto, há a etapa de proposição de melhorias na execução das tarefas para os funcionários, em cada setor individualmente, de acordo com os resultados obtidos nas etapas anteriores.

Biografia do Autor

Maiara Gonçalves de Oliveira, Instituto Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia de Produção pelo Instituto Federal Minas Gerais (2018). Pós-graduação em Gestão de Projetos pela Faculdade Futura (2019). Atualmente é pesquisadora em inovação tecnológica do Instituto Federal Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção

Carlos Renato Nolli, Instituto Federal de Minas Gerais

Atualmente é professor efetivo EBTT no IFMG e mestrando em engenharia elétrica na UFU. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFU, especialização lato sensu em Gerenciamento de Projetos pela FAVENI e curso técnico em Eletrônica Industrial pelo CEFET-MG. Foi Técnico Administrativo em Educação no IFMG, professor temporário no CEFET-MG, autônomo na área de projetos elétricos/automação e técnico de instrumentação industrial na iniciativa privada.

Tiago Rodrigues da Costa, Instituto Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia de Produção pelo Instituto Federal Minas Gerais Campus Bambuí (2018).

Hêner Coelho, Instituto Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Doutorado em Engenharia Agrícola (Mecanização Agrícola) pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Atualmente é professor Titular do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFMG Câmpus Bambuí. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecanização Agrícola, plantio direto, cobertura vegetal, vegetação espontânea, milho, hibrídos, dessecação e cobertura morta.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Gonçalves de Oliveira, M., Nolli, C. R., Rodrigues da Costa, T., & Coelho, H. (2020). ANÁLISE ERGONÔMICA DO SETOR DE SERVIÇOS GERAIS DO IFMG - CAMPUS BAMBUÍ. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 8(14), 39–53. https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.75353

Edição

Seção

Artigos