PROPOSTA PARA A ECONOMIA CIRCULAR: REUSO DO RESÍDUO DA MICROELETRÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i13.73185Palavras-chave:
Resíduo, Silício, Artefatos de Concreto, Economia Circular.Resumo
Reaproveitar resíduos industriais está em consonância com as propostas para empresas que pretendem se adaptar às novas políticas ambientais de produção mais limpa e da economia circular. Esta pesquisa tem como objetivo o estudo e experimento empírico do reuso dos resíduos da produção de chips do setor da microeletrônica para a produção de artefatos de concreto não estrutural. Neste estudo, resíduos (efluente industrial) contendo pó de silício, obtido por meio do processo de lapidação e corte das lâminas de silício, foram adicionados ao material agregado de cimento para argamassa constituindo os corpos de prova. Em seguida avaliou-se a possibilidade de ganho na resistência à compressão da massa comparada à massa padrão que indicou uma possível aplicação em artefatos de concreto no contexto da economia circular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
