ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • William Felipe Wolf Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Myller Augusto Santos Gomes Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Vander Luiz Da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Sergio Mazurek Tebcherani Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v8i13.71741

Palavras-chave:

Trabalho, Condições de trabalho, Ergonomia cognitiva.

Resumo

Por diversos motivos como ocorrência de dores, perda de produtividade, queixas, entre outros problemas, é realizada a intervenção ergonômica do trabalho. As ações necessárias são aplicadas visando minimizar danos à saúde e ao bem estar humano, oriundos de tarefas do trabalho. Esta pesquisa teve por objetivo apresentar um estudo de análise ergonômica do trabalho, desenvolvido em uma instituição de Ensino a Distância (EaD). Uma análise bibliométrica foi realizada em âmbito internacional, bem como, um estudo de caso em uma instituição no Brasil, conduzido. No estudo de caso, a análise ergonômica envolveu 31 mediadores (os profissionais que atuam na instituição EaD para comunicação entre o autor de disciplinas e estudantes, principalmente). Como resultados, as condições organizacionais do trabalho se destacaram - situadas no nível macro da ergonomia. De fato elas desempenharam maiores influencias e impactos ao grupo de trabalhadores avaliado

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Publicado

2020-07-08

Como Citar

Wolf, W. F., Santos Gomes, M. A., Da Silva, V. L., & Tebcherani, S. M. (2020). ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO A DISTÂNCIA. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 8(13), 67–82. https://doi.org/10.5380/relainep.v8i13.71741

Edição

Seção

Artigos