A MATRIZ IMPORTÂNCIA-DESEMPENHO APLICADA EM UM SUPERMERCADO NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA

Autores

  • Tiago Silva dos Santos Universidade do Estado do Pará/UEPA http://orcid.org/0000-0003-0240-1716
  • Estela Vitória da Silva e Silva Universidade do Estado do Pará/UEPA
  • Luiz Alberto Aguiar da Silva Universidade do Estado do Pará/UEPA
  • Sarah Nascimento Ribeiro Universidade do Estado do Pará/UEPA
  • Samantha Costa de Sousa Universidade do Estado do Pará/UEPA

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v6i10.60828

Palavras-chave:

Matriz importância-desempenho, Supermercado, Competitividade, Objetivos de desempenho.

Resumo

Em um cenário globalizado, as organizações prestadoras de serviços possuem um grande desafio em relação aos consumidores que se encontram mais criteriosos, buscando rapidez, qualidade e preços baixos. Logo, conceitos como prioridades de melhorias, objetivos de desempenho, fatores competitivos, entre outros, foram estudados em uma perspectiva que busca levar uma melhor qualidade e gestão ao negócio, do estudo em questão. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar os dados coletados por meio de uma pesquisa dos clientes de um supermercado localizado na cidade de Marabá, sudeste do estado do Pará, para a aplicação da matriz importância-desempenho, pois permite, além do melhoramento de diversos fatores competitivos, a avaliação desses fatores considerando a percepção dos concorrentes e dos clientes. E com base nos resultados, foi possível posicionar o supermercado em relação aos fatores críticos e de sucesso, identificando aqueles que apresentam vantagem competitiva e os que deverão melhorar, e com essas informações faz-se-à com que o supermercado não perca posição para os concorrentes.

Biografia do Autor

Tiago Silva dos Santos, Universidade do Estado do Pará/UEPA

Graduando em Engenharia de Produção na Universidade do Estado do Pará, Campus VIII - Marabá-PA.

Estela Vitória da Silva e Silva, Universidade do Estado do Pará/UEPA

Graduanda em Engenharia de Produção na Universidade do Estado do Pará, Campus VIII - Marabá-PA.

Luiz Alberto Aguiar da Silva, Universidade do Estado do Pará/UEPA

Graduando em Engenharia de Produção na Universidade do Estado do Pará, Belém.

Sarah Nascimento Ribeiro, Universidade do Estado do Pará/UEPA

Graduanda em Engenharia de Produção na Universidade do Estado do Pará, Campus VIII - Marabá-PA.

Samantha Costa de Sousa, Universidade do Estado do Pará/UEPA

Graduanda em Engenharia de Produção na Universidade do Estado do Pará, Campus VIII - Marabá-PA.

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Santos, T. S. dos, Silva, E. V. da S. e, Silva, L. A. A. da, Ribeiro, S. N., & Sousa, S. C. de. (2018). A MATRIZ IMPORTÂNCIA-DESEMPENHO APLICADA EM UM SUPERMERCADO NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 6(10), 27–45. https://doi.org/10.5380/relainep.v6i10.60828

Edição

Seção

Artigos