MATRIZ A3 – UMA ABORDAGEM ACERCA DAS DIFERENTES COMPLEXIDADES DOS PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v4i6.43241Palavras-chave:
QualidadeResumo
Idealizado na década de 20 por Walter A. Shewhart, amplamente divulgado nos anos 50 por W. Edwards Deming e aplicado sistematicamente na indústria japonesa, mais especificamente na montadora de automóveis Toyota, o ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Action) tem demonstrado que sua utilização na solução de problemas e na melhoria contínua aplicada se mostra muito eficaz, pois apresenta um modelo lógico e de fácil entendimento além de uma proposta de padronização que é o ponto fundamental para não reincidência dos problemas e a sustentação das melhorias a longo prazo. Diversas nomenclaturas têm sido utilizadas para difundir sua aplicação no mercado, principalmente no automotivo. Um dos mais conhecidos métodos de solução de problemas baseado no ciclo PDCA têm sido a matriz A3. O objetivo desse artigo é demonstrar a aplicação prática do ciclo PDCA por meio da matriz A3 em uma empresa do ramo automotivo, cujo modelo de matriz a ser utilizada depende da complexidade do problema a ser solucionado. Pautado por pesquisa bibliográfica e apresentação de formulários ilustrativos, este artigo torna-se uma excelente fonte de pesquisa para profissionais do ramo industrial e do meio acadêmico que buscam maior entendimento sobre a metodologia em questão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
