A utilização do controle estatístico do processo (CEP) para análises dos parâmetros de composição do leite cru refrigerado
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v2i3.38406Palavras-chave:
Leite, Análises físico-químicas, Controle estatístico da qualidade (CEQ), Controle Estatístico do Processo (CEP)Resumo
Desde os primórdios o leite vem sendo cada vez mais indispensável na alimentação humana. Com isso, a preocupação com a segurança alimentar e com a qualidade do leite vem sendo cada vez mais observada e controlada a fim de se obter alimento seguro para o consumidor. As análises sobre a composição do leite se tornaram rotina no dia-a-dia dos laticínios. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo realizar uma análise do leite recebido por um laticínio na cidade de Iretama no Paraná, verificando, através do Controle Estatístico do Processo (CEP) se o leite cru refrigerado recebido pela indústria está respeitando os parâmetros estabelecidos por lei. Para realizar esse estudo, foram levantados dados de um mês de trabalho sobre as análises realizadas no leite cru refrigerado no instante de sua coleta para o transporte até a indústria. Foi empregado as cartas de controle do processo para averiguar se os índices das análises de teor de gordura, proteína, Alizarol, acidez e extrato de seco desengordurado (ESD) estavam em conformidade com a normativa 62. Os resultados mostram que as análises de ESD e de proteína estão dentro dos limites de controle e as demais com alguma alteração no processo. Sugere-se, que para um estudo mais aprofundado dos parâmetros avaliados, uma avaliação com no mínimo seis meses de dados, para um estudo mais concreto ao longo do processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.