Aplicação de análise hierárquica para escolha de sistema de fachadas vegetais em Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v2i2.38352Palavras-chave:
Fachada Vegetal, Análise Hierárquica, CuritibaResumo
As fachadas de edificações localizadas na cidade de Curitiba necessitam de tratamentos adequados às frequentes variações climáticas, caracterizadas pela considerável amplitude térmica ao longo dos dias, e temperatura extrema de frio e calor nas estações bem definidas de inverno e verão. Os sistemas de fachadas vegetais estão se tornando técnicas populares para melhorar o desempenho térmico de edificações, bem como a sensação de conforto dos usuários. Este artigo tem como objetivo escolher, dentre 4 sistemas, o sistema de fachada vegetal mais apropriado à cidade de Curitiba, de acordo com oito critérios estabelecidos. O método utilizado é o Processo de Análise Hierárquica (PAH), criada por Thomas Saaty, que consiste fundamentalmente em tomadas de decisões de multi-critérios. Os resultados indicaram que o sistema de fachada vegetal com manta é a melhor solução com 30.17% de toda pontuação, embora sendo a opção de custo mais elevado e a que mais necessita manutenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.