A influência das cores no ganho térmico de superfícies cerâmicas
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v2i2.38350Palavras-chave:
Cores, Temperatura superficial, TermografiaResumo
Em regiões de clima quente e úmido, com elevados valores de temperatura e umidade e altos níveis de radiação solar, recomenda-se o emprego de materiais leves, de superfícies com baixa absortância e, principalmente, o sombreamento das superfícies externas, além da permeabilidade das edificações ao vento. Contudo, observa-se nos novos edifícios, o emprego de materiais com alta inércia térmica e alta absortância, acompanhadas pela redução da vegetação e o adensamento inadequado das áreas construídas, características opostas às recomendações bioclimáticas de projeto. O presente artigo teve início com o desenvolvimento de um projeto de pesquisa PIBIC-EM, que teve por objetivo investigar a influência das cores de revestimentos cerâmicos no ganho térmico do edifício através de registros realizados por termômetro infravermelho e câmera termográfica, demonstrando a necessidade da observação criteriosa da especificação de tal característica no processo de concepção de projeto, e sua consequente contribuição no conforto térmico dos usuários e na eficiência energética do edifício.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.