Tecnologia “telhado vivo”: estudo e potencial de integração de plantas nativas na cobertura e resgate da fauna
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v2i2.38349Palavras-chave:
Telhado verde, Arquitetura sustentável, Espécies nativas, Substrato, Elementos construtivos, PaisagismoResumo
As áreas urbanas atualmente apresentam uma série de impactos ambientais, provenientes da densidade dos espaços construídos e a falta de qualidade ambiental nas cidades. O objetivo da pesquisa é adaptar a tecnologia “Telhado Vivo” à região de execução, Porto Alegre e área metropolitana no Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, através da utilização de espécies de vegetação nativa, viabilizando melhora na qualidade de vida dos moradores de áreas urbanas e o resgate da fauna e flora nativas. A pesquisa em curso é desenvolvida em dois projetos pilotos executados em escala real no Prédio 1 e no Prédio 5, e, em escala experimental, no Canteiro Experimental da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, localizados no campus central da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O estudo é desenvolvido através de listas de vegetação nativa da região, livros, artigos e coleta em campo. Apresenta resultados parciais satisfatórios obtidos através da observação, da análise termográfica, do desenvolvimento, adaptação e integração da flora e fauna na tecnologia “Telhado Vivo”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.